Home » » As Declarações Impressionantes de Políticos Brasileiros

As Declarações Impressionantes de Políticos Brasileiros

Escrito por William Santos | domingo, 11 de outubro de 2015 | 22:54

A política brasileira rende mais do que escândalos e decepções, existe uma parcela considerável de políticos capazes de declarações estapafúrdias e frases infelizes. Neste momento em que cada discurso da atual presidente, Dilma Rousseff, se transforma em meme imediato, por conta de sua inabilidade com a oratória, é bom lembrar que ela não é a única a fazer declarações "estranhas" em público e tentar dar justificativas através de um raciocínios bastante confusos. De argumentos cínicos a frases infelizes, tem de tudo na política nacional.

Abaixo, alguns exemplos e as histórias por trás de algumas das declarações épicas registradas nas últimas décadas no país.

João Alves - Um Deus Bondoso e Muita Sorte na Loteria

Em meio a um escândalo gigantesco, 22 anos atrás -- sim, os escândalos políticos são antigos neste país -- um deputado investigado é levado a dar explicações no congresso sobre como enriqueceu tão rápido. Era uma investigação que envolvia parlamentares federais de pouca expressão, mas com uma capacidade enorme de obter emendas e movimentar montanhas de grana, oriundas de recursos do governo (dinheiro nosso). João Alves então se explica:

"Deus me ajudou. E eu ganhei muito dinheiro..."

Simples assim.

O esquema envolveu a loteria federal para lavagem de verbas desviadas e grana ilícita. Parecia tão simples quanto a explicação de uma ação divina bondosa. O dinheiro sujo era inteiramente investido em apostas nas loterias. Milhares e milhares de bilhetes, com todas as combinações possíveis resultavam na certeza de prêmios semanais. Ao resgatar os prêmios das loterias, este dinheiro entrava limpo nas contas dos parlamentares, pois tinham uma origem lícita. Atribuindo as premiações a uma sorte divina, João Alves debochou de todos abertamente e acabou renunciando antes que o pegassem de jeito.


Rubens Ricupero - Eu não Tenho Escrúpulos

O caso envolve diretamente não um político, mas sim um ministro de governo. Desta vez as declarações tiveram consequências bem maior do que indignação popular, ou risos, até porque Ricupero fala de forma extremamente franca por muito tempo, expondo abertamente coisas que afetavam muitas relações entre governo e determinados setores produtivos. O ministro Ricupero cuidava justamente da pasta relacionada a economia no governo Itamar em 1994, durante o lançamento do Plano Real.

Na época, emissoras alugavam links de satélite da Embratel para transmitir material até as centrais jornalísticas. Estas transmissões podiam ser facilmente interceptadas por antenas parabólicas. Uma câmera ligada e microfone aberto durante uma conversa informal entre o Rubens Ricupero e um jornalista da TV Globo, Carlos Monforte, deu ao país inteiro uma ideia de como as coisas estavam rolando atrás das persianas do planalto. No momento da chegada de um novo plano econômico -- mais um, entre tantos outros tentados entre metade dos anos 80 até aquele momento dos anos 90 -- as consequências do que dizia o ministro poderiam ser bem ruins. Para administrar a situação, o próprio Ricupero renunciou ao ministério quase que imediatamente e Itamar, junto com a mídia, cuidou de apagar os incêndios provocados por frases como: "Estou lidando com bandidos." quando o ex ministro falava sobre alguns setores produtivos e centrais sindicais que não estariam sendo "gentis" com as mudanças impostas com o Plano Real e incomodavam o governo com ameaças de greve e manifestações.

Uma das frases, entre tantas, ficou eternizada:

"Eu não tenho escrúpulos; o que é bom a gente fatura, o que é ruim esconde-se."

Já ouviu coisa mais honesta do que esta na política nacional?


Paulo Maluf - Estuprar é Tolerável, Matar não.

Em um momento da campanha para a prefeitura de São Paulo, idos de 1992, o PT resgatou um áudio onde Paulo Maluf, adversário de Luiza Erundina, falava sobre o crime de estupro seguido de assassinato.

A frase:

"Se está com desejo sexual, estupra. Mas não mata!"

O próprio Paulo Maluf, em seu guia eleitoral, tratou de esclarecer o fato durante a mesma campanha e disse que se tratava de um momento em que era debatido a pena de morte, em alguma de suas palestras na longínqua década de 70. A frase infeliz é mesmo difícil de ser compreendida fora do contexto, mas um dos recursos mais utilizado por políticos e imprensa, em período eleitoral ou não, é justamente o de recortes de frases fora do contexto para atingir adversários ou promover aqueles que são apoiados.


Lula e o Queijo da Petrobras

Num ato em favor da maior estatal brasileira, o ex presidente Lula justificou os altos valores levantados nas investigações sobre os desvios na Petrobras apontando que graças ao crescimento da empresa em seu governo estes valores (roubados) hoje são tão altos.

Desvios ocorrem na empresa há muito tempo. Ricardo Boechat, jornalista e apresentador da TV Bandeirantes, costuma lembrar que ele mesmo recebeu um prêmio Esso de jornalismo nos anos 80 por uma série de reportagens sobre máfias que desviavam recursos da estatal. Acontece que os grandes escândalos ganharam muito mais foco da mídia nos últimos anos, dando a impressão de é algo bem mais grave e muito maior. Lula então resolve dar esta justificativa, usando ratos e queijo como elementos para uma metáfora bem complicada:

"Se você tem um rato em sua casa que rouba um pedacinho de queijo. Imagina se você põe um queijo inteiro?"

Embora o Lula tenha feito um longo discurso e seja possível perceber que ele esforçou-se para mostrar que graças a seu governo hoje a Petrobras é maior e por isso os escândalos cresceram (junto com a empresa), é difícil entender esta lógica torta na busca de fazer campanha a seu favor, usando a própria enxurrada de escândalos.

As declarações ocorrem ao 0:19:45 do vídeo com o discurso do Lula no evento.


Cid Gomes - Por Amor

Cid Gomes, no governo do estado do Ceará, tenta mostrar que aqueles que entram no serviço público devem ter a nobreza de colocar determinados valores, como profissional e social, acima do financeiro. As palavras se destinam a professores protestando por melhores salários. O exercício da profissão, então, deveria ser motivado pelo amor a atividade. Assim, professores não tinham do que reclamar caso os salários fossem baixos (e as condições para lecionarem, péssimas).

"Quem quer dar aula, faz isso por gosto, não pelo salário. Se quer ganhar melhor, pede demissão e vai para o ensino privado."

No vídeo abaixo é possível ouvir ele se explicando sobre a declaração, e reiterando o que disse:


Fernando Henrique Cardoso - Aposentados Vagabundos

FHC realizou algumas pequenas reformas em alguns setores durante seus dois governos. Numa das mais polêmicas ações, ele mexeu com a previdência social. Os impactos das intervenções são sentidas até hoje em dia. Na época, uma das declarações que marcaram foi a que ele fez ao justificar o novo modelo proposto por seu governo:

"Pra que realmente aqueles que se locupletam da previdência, não se locupletem mais. Não se aposentem com menos de 50 anos, não sejam vagabundos num país de pobres e miseráveis."

O problema é que alguns direitos atendiam profissionais que exerciam atividades extremamente exaustivas e desgastantes. Estes podiam se aposentar mais cedo e hoje tem que trabalhar mais pra ter pleno direito. Além de tudo, das perdas, ainda foram taxados de vagabundos pelo governo.


Jean Wyllys - Deputado Ganha o Mesmo Que Um Professor no Brasil

Numa das mais impressionantes declarações de um político no país, Jean Wyllys tentou mostrar que um deputado não ganha tanto quanto parece. O problema é que ele traça uma comparação entre o seu salário e o de um professor. Durante a entrevista, o Tas, apresentador, ainda solicita que ele se explique. Dai vem a correção. Jean diz que sua comparação é com o salário de um professor universitário com 40 horas semanais e dedicação exclusiva na iniciativa privada.

"Eu ganho aquilo que eu ganhava como um professor 40 horas, praticamente. Que dá, mais ou menos, uns R$ 15 mil."

Com isto, Jean Wyllys mostra que o Cid Gomes não estava tão errado assim: Quer ganhar bem na educação? Vá pra iniciativa privada.

Jair Bolsonaro - Estupro é Apenas Pra Quem Merece

Provocado pela deputada Maria do Rosário, durante uma entrevista o Bolsonaro perdeu a noção (se é que já teve alguma) e agrediu a parlamentar com uma das frases mais infames já registradas dentro do congresso nacional:

"Olha, jamais eu ia estuprar você porque você não merece..."

Como se não bastasse, a briga se estendeu ainda mais, tudo diante das câmeras de emissoras de TV que estavam fazendo registros no local. Bolsonaro seguiu xingando e por pouco não trocou tabefes com a deputada, que acabou se retirando em prantos do local.


Lembra de mais alguma? Manda ai nos comentários?
Compartilhe este post :

Postar um comentário

 
Copyright © 2014. williamVIPER - Direitos sobre o conteúdo
Serviço disponibilizado por Blogger