Home » , » Surgem Mais Evidências de Água em Marte

Surgem Mais Evidências de Água em Marte

Escrito por William Santos | segunda-feira, 21 de janeiro de 2013 | 21:16

Uma das sondas lançadas pela NASA a Marte acaba de identificar indícios de que uma das crateras no planeta já abrigou um lago no passado. A Reconnaissance Orbiter usou equipamentos que analisam a composição química do solo para obter informações sobre os componentes no fundo da cratera. Ela descobriu que os sedimentos no local são formados por um tipo de argila que só se forma sob a presença de água. Portanto, a cratera McLaughlin, onde a sonda fez as análises, já foi um belo lago de até 2,2 Km de profundidade. A água que abastecia o lago teria origem subterrânea e é possível ir atrás dela, se é que ainda sobrou alguma gota embaixo da superfície.
A área tem pouco mais de 550 metros e sua profundidade máxima fica na casa de 2,2 Km. Na imagem acima a NASA destaca os locais onde há forte incidência de carbonato e minerais de argila. Por ali passou água, muita água.
Esta é uma grande descoberta em Marte, pois releva indícios seguros de que água fluindo pelo subterrâneo do planeta formou um lago no local e uma parte dela pode estar aprisionada no subsolo.

A sonda Mars Global Surveyor já havia fotografado em 1997 fortes evidências de fluxo de água recente no solo marciano, algumas imagens feitas ainda durante o processo de frenagem para posicionamento em órbita já traziam dados impressionantes. Agora, com a análise do solo, nenhuma dúvida resta de que a água esteve sim sobre a superfície de Marte. Se ela ainda está retida no subsolo e flui às vezes, é um mistério. Mas as informações que chegam das sondas no planeta são animadoras e parece que a qualquer momento a água pode dar as caras. Já indícios de vida... nada se sabe ainda.

Com imagens de divulgação da NASA - JPL
Compartilhe este post :

Postar um comentário

 
Copyright © 2014. williamVIPER - Direitos sobre o conteúdo
Serviço disponibilizado por Blogger