Home » , , » Hotot É Um Cliente Twitter Cheio de Recursos, Prático, Grátis e Multiplataforma

Hotot É Um Cliente Twitter Cheio de Recursos, Prático, Grátis e Multiplataforma

Escrito por William Santos | segunda-feira, 21 de janeiro de 2013 | 23:17

O Hotot é um cliente para Twitter que facilita a vida de quem usa o serviço de microblog, seja postando, acompanhando o que rola na rede social, ou até mesmo debatendo assuntos que surgem por lá. Com a grande vantagem de ser multiplataforma, ele está disponível para Windows, distribuições Linux diversas, como o Ubuntu e Fedora, além de Mac OS.

Embora esteja ainda em desenvolvimento, o aplicativo é bem estável e vale a pena.

Para instalar o Hotot no Ubuntu, basta ir na Central de Programas e procurar ele. Minha dica é instalar o Hotot Qt. No Fedora eu instalei pelo simples comando no terminal [ # yum install hotot ], já para Windows basta pegá-lo em qualquer site de Downloads, com uma pesquisa rápida se encontra o programa. No final deste post estarão alguns links úteis.

Dicas Para Começar Com o Hotot

Instalado na máquina, o Hotot, ao iniciar, apresenta uma tela onde você configura suas contas. Basta digitar seu nome de usuário no campo central e entrar. Se sua conta ainda não estiver configurada, ele vai apresentar as seguintes opções para que você autorize o aplicativo a acessar o Twitter:
Siga o primeiro passo, que abrirá o navegador (ou você mesmo pode abrir, copiar o endereço que ele oferece e colar na barra de endereços do navegador) indo direto ao Twitter onde sua conta será verificada. Neste momento você terá que logar no Twitter, caso ainda não esteja logado.
A tela seguinte (acima) solicita sua autorização para que o Hotot possa acessar sua conta. Conceda a autorização e obtenha o número do PIN fornecido pelo Twitter para usar na confirmação, de volta ao Hotot.
O passo seguinte verifica o PIN ao clicar em OK e imediatamente o Hotot começa a coletar dados de sua conta, abrindo a janela com a qual você terá acesso a tudo o que rola no Twitter.
A janela do aplicativo é totalmente customizável e pode exibir várias colunas com diversos conteúdos, desde a timeline até perfis que você deseje acompanhar. O aspecto do aplicativo também pode ser alterado e todas estas configurações podem ser facilmente acessadas no canto superior esquerdo da janela que abre o principal menu do Hotot.
Na parte superior, ao centro, da janela estão as guias que deslocam colunas, caso você esteja visualizando o aplicativo em modo de coluna única (janela restaurada), ou tenha mais colunas abertas do que cabe em sua tela.
Ao lado direito destes ícones está o sinal de + que possibilita integrar mais colunas. Basta clicar nele e abrirá o menu onde você poderá escolher quais colunas pretende adicionar para acompanhar simultaneamente. Incluindo profiles, em "Abrir um perfil..."
Em seguida, basta inserir a identificação do perfil que pretende acompanhar em uma coluna exclusiva e clicar em Ok.

Cada coluna pode ser configurada de forma independente para atualizar automaticamente, ou não, e até emitir notificações quando algo novo acontecer. Para isto basta, estando na coluna que pretende configurar, procurar o ícone de uma engrenagem, no canto superior esquerdo (indicado com uma seta verde na imagem seguinte). Ao clicar nele, um painel se abre permitindo ativar ou desativar três opções. A auto atualização, a notificação e a emissão de som ao atualizar.
Os perfis também apresentam todas as opções ao abrir um painel através de um pequeno botão com reticências localizado na parte superior (indicado com a seta verde na imagem abaixo). Possibilitando acessar as informações públicas e a realizar ações comuns, como seguir, ou deixar de seguir, etc.
Abaixo, o painel do perfil expandido:
Um recurso que destaco no Hotot é o do menu de contexto, quando selecionamos um texto. Ele permite realizar pesquisas pela palavra selecionada direto no Google ou no próprio Twitter, entre outras ações, envolvendo inclusive traduções.

LINKS
A página oficial do aplicativo está aqui neste link: http://hotot.org/

Na Google Chrome Web Store é possível encontrar uma extensão para usar o cliente embarcado no próprio Google Chrome, aqui: https://chrome.google.com/webstore/detail/hotot/cnfkkfleeiooolklkgkmigodkmcopnji

No Baixaki é possível fazer o download da versão para Windows: http://www.baixaki.com.br/download/hotot.htm
Compartilhe este post :

Postar um comentário

 
Copyright © 2014. williamVIPER - Direitos sobre o conteúdo
Serviço disponibilizado por Blogger