Home » , , , , » DE BAYEUX PARA BAYEUX

DE BAYEUX PARA BAYEUX

Escrito por Cafa PB | quinta-feira, 24 de outubro de 2013 | 00:23

CONHEÇA UM POUCO DA BAYEUX FRANCESA E COMPARE-A COM A NOSSA.

POR QUE BAYEUX-PB TEM ESSE NOME? E O QUE ISSO TEM A VER COM A FRANÇA?

Um resumo resumido da síntese da história de nossa cidade.

Nos idos de mil quinhentos e antigamente, o lugar onde hoje fica nossa cidade era cheio de índios potiguaras e tabajaras. Aí, quando João Pessoa ainda tinha o nome de Felipeia, formou-se um pequeno povoado no caminho para quem adentrava o interior, esse povoado era chamado de "Rua do Baralho". Algum depois o nome mudou para Boa Vista e em mil seiscentos e pouco virou Barreiros, que era o nome de um engenho da região. Até que uns 350 anos depois, em 21 junho de 1944, Barreiros passou a se chamar Bayeux. Esse nome foi sugerido pelo jornalista Assis Chateaubriand (paraibano conhecido nacionalmente do ramo das comunicações) ao interventor da Paraíba na época, Rui Carneiro. Ele aceitou a sugestão e modificou o nome de Barreiros para para Bayeux, em homenagem à primeira cidade francesa (de mesmo nome) a ser libertada do poder nazista pelos aliados durante a Segunda Guerra Mundial... O dia dessa libertação foi 6 de junho de 1944 (por isso a Praça 6 de Junho e a Avenida Liberdade têm esses nomes, tá ligado?). Mas só que Bayeux ainda pertencia a Santa Rita e só veio ser cidade mesmo em 1959.
Bayeux na França - Imagem: Wikimedia

Dizem que na inauguração da Praça de Junho vieram muitas autoridades, algumas delas eram francesas. A praça era bem diferente de hoje, muito mais bonita e histórica, onde bem ao centro, dizem, havia uma caixa elevada com 5 quilos de areia da Bayeux francesa, o que selava a união entre as duas cidades, agora irmãs, de dois países distantes, de continentes tão diferentes, mas com alguma história em comum.  

O engraçado é que antigamente existiam algumas poucas construções aqui na cidade que eram "réplicas" das construções originais da Bayeux francesa. Um caso clássico foi a antiga estação de trem da cidade (que era muito mais bonita que a de hoje), mas ela foi demolida nos anos 70 e fizeram aquela b.sta lá.

É uma pena que nossa cidade hoje faça história de uma maneira não diferente de seu passado; um passado que poderia muito bem ser relembrado para, quem sabe, mudar nosso futuro tão obscuro.
Praça 6 de Junho atualmente. O marco central da cidade de Bayeux na Paraíba, um dos principais monumentos
(apagado 
ao longo dos anos) à Bayeux na França. Símbolo da perda da memória e das raízes de uma cidade que
deveria preservar 
uma bela história. Imagem: Google Street View
A Bayeux francesa foi destruída por duas guerras mundiais, mas sua população a reergueu. Enquanto isso sua irmã latina, apesar de mais nova, sempre esteve em ruínas, resultado de um outro tipo de guerra, muito mais duradoura e destrutiva, a qual própria população é conivente com seus algozes corruptos.
Compartilhe este post :

+ comentários + 3 comentários

24 de outubro de 2013 às 14:24

É uma pena que pouquíssimas pessoas residentes na nossa cidade de Bayeux brasileira conheçam a verdadeira origem do seu nome.

24 de outubro de 2013 às 14:28

Ficou muito legal, Will. Parabéns. :)

11 de outubro de 2019 às 21:27

Blz

Postar um comentário

 
Copyright © 2014. williamVIPER - Direitos sobre o conteúdo
Serviço disponibilizado por Blogger