Home » , , » Ubuntu Edge - De Smartphones a Superphones

Ubuntu Edge - De Smartphones a Superphones

Escrito por William Santos | quinta-feira, 15 de agosto de 2013 | 12:29

Um divisor de águas na história dos gadgets está por nascer. Ele já tem cara e especificações definidas. A proposta também já é conhecida há alguns anos: transformar um smartphone num computador versátil, capaz de ser conectado a periféricos comuns em desktops, como teclado, monitor e mouse.

A Canonical, mantenedora do sistema operacional Ubuntu, baseado em Linux, anunciou o desenvolvimento de seu sistema operacional móvel, o Ubuntu Phone, no início deste ano, para estar pronto até o começo de 2014, quando será lançado. Mas neste meio tempo, a empresa também anunciou, desta vez em Julho de 2013, que o projeto de lançar um dispositivo próprio, composto por aparelho e sistema, conhecido por Ubuntu Edge já está bem encaminhado e seu financiamento é a última fronteira para o lançamento.
O Ubuntu Edge é a ponte entre smartphones e desktops. A possibilidade de reduzir o gabinete dos desktops a dispositivos de bolso, como smartphones, tornando os computadores definitivamente dispositivos tão pessoais quanto os telefones celulares.

Para financiar o projeto, a Canonical convidou a comunidade em torno dela a ajudar com doações. A empresa estima que necessite de US$ 32 milhões, e já obteve US$ 10 milhões. A qualquer momento os detalhes sobre o lançamento devem ser anunciados e o Ubuntu Edge já tem teaser promocional rolando no Youtube, indicando que seu nascimento está próximo de acontecer.


As especificações técnicas do Ubuntu Edge são:

  • Processador Multi Core
  • 4 Gigabyte de RAM
  • 128 Gigabyte de armazenamento interno (com slot para expansão através de micro SD)
  • Câmeras traseira e frontal, com pelo menos 2.8 MP
  • Tela com resolução HD de 1280 x 720
  • Alto falantes estéreo de alta definição
  • Microfones duplos, com sistema de cancelamento de ruído ativo
  • E uma série de penduricalhos como GPS, acelerômetro, barômetro, sensores de proximidade e bússola.


Mas é como computador de mesa -- vulgo desktop -- que o Ubuntu Edge deve chamar atenção. E ele roda o Ubuntu em uma interface idêntica à que temos instalada nos nossos PCs. Antes mesmo do lançamento do Ubuntu Edge definitivo, a Canonical já havia feito diversas demostrações da ideia, como vista abaixo (a partir dos 2:00 minutos do vídeo) rodando através de um smartphone Motorola, por cima do sistema Android.



A proposta é interessante. Certamente o próximo passo na evolução dos smartphones já começou a ser dado.
Compartilhe este post :

Postar um comentário

 
Copyright © 2014. williamVIPER - Direitos sobre o conteúdo
Serviço disponibilizado por Blogger