Home » » Instalação do driver nVidia GeForce no Ubuntu

Instalação do driver nVidia GeForce no Ubuntu

Escrito por William Santos | sábado, 16 de março de 2013 | 15:09

O Ubuntu costuma trazer a maioria dos drivers de dispositivos, dispensando buscas e dowloads de drivers e instalações feitas pelo usuário após a instalação do sistema. Porém, fabricantes como a nVidia disponibilizam drivers próprios para uso em Linux que funcionam melhor do que os drivers genéricos para suas placas, e que estão embutidos nas distribuições Linux por padrão.

Para usar uma placa de vídeo das novas gerações GeForce com todo o potencial gráfico, é preciso realizar a instalação destes drivers fornecidos pela própria nVidia.
GeForce GT 630 - Minha placa atual. Deu toda essa trabalheira pra instalar driver, mas vale a pena

Primeiro, baixe o driver diretamente no site da nVidia aqui.

Se você sabe qual é a sua placa, basta preencher os campos em Manual Driver Search com os detalhes corretos. Depois é só confirmar os dados e fazer o download.

Driver nVidia LinuxEm seguida, certifique-se de que seu sistema tem as dependências necessárias para a instalação do driver já instaladas. Basicamente você terá que instalar os seguintes pacotes: Linux Headers e GCC (ou já tê-los instalados).

Abra o terminal (o atalho é [Alt] + [T]) e faça as instalações seguintes para se certificar que terá todos os pacotes prontos na hora de instalar o driver da nVidia:

sudo apt-get install linux-source

Após a instalação do linux source, instale o linux headers:

sudo apt-get install linux-headers-generic

Agora, instale  o GCC:

sudo apt-get install gcc

Pronto, com isto já tens o bastante para instalar o driver da nVidia.

Agora você precisa sair do ambiente gráfico e passar para o "modo texto". O comando de teclado que pode ser usado para isto é: [Ctrl] + [Alt] + [F2] que abre uma nova sessão, já em "modo texto". Depois você pode retornar à sessão anterior acionando a tecla [F1] se desejar, mantendo-se ainda no modo texto.

Entre com seu nome de usuário, em seguida a senha.

Você pode passar para Root, dispensando assim a digitação do comando sudo a cada passo. Basta digitar sudo -i e acionar [Enter] (será solicitada a senha mais uma vez)

O passo seguinte requer desativar o ambiente gráfico.

service lightdm stop

A partir dai, vamos em busca do driver que baixamos no site da nVidia. Se ele estiver na pasta Downlods (que é normalmente a pasta padrão para arquivos baixados), siga pela seguinte rota (caso contrário, se estiver em outra pasta, você terá que digitar o caminho até o arquivo):

cd /home/usuário/Downloads

Na parte onde tem usuário, use o seu nome de usuário na máquina. O mesmo que usa para fazer login.

Caso tenha dúvidas sobre o nome do arquivo baixado, basta usar o comando de listagem de conteúdo do diretório, um simples: ls:

O comando Ls vai listar o que encontrar na pasta e você poderá ver o nome do arquivo contendo o driver para digitá-lo corretamente em seguida, logo após o comando sh:

sh NVIDIA-Linux-x86_64-310.19.run

Pronto, a instalação do driver vai iniciar e a partir deste momento você terá apenas que realizar algumas confirmações quando solicitado. Logo após o término da instalação do driver, basta reiniciar a máquina e tudo estará funcionando perfeitamente.

Repassando a sequência de comandos:

sudo -i
(senha)

service lightdm stop
cd /home/usuário/Dowloads
sh NVIDIA-Linux-x86-310.19.run

Compartilhe este post :

Postar um comentário

 
Copyright © 2014. williamVIPER - Direitos sobre o conteúdo
Serviço disponibilizado por Blogger