Home » » Comprar na Web - Dicas e Segredos Para Um Bom Negócio

Comprar na Web - Dicas e Segredos Para Um Bom Negócio

Escrito por William Santos | quarta-feira, 15 de maio de 2013 | 16:23



Dia dos namorados chegando e assim como em todas as datas comemorativas muita gente pensa em presentear alguém. Sair para o comércio em busca de um bom presente, por um bom preço, é desgastante. O fuzuê, o trânsito, andar por dezenas de lojas (e encontrar sempre as mesmas coisas, por preços iguais) pra economizar quase nada na hora de pagar, e gastar um dia, ou um expediente inteiro, batendo perna. Tem como simplificar isso. A Internet está ai há décadas com milhares de lojas virtuais. O problema é a confiabilidade na hora de fazer negócio com uma loja destas, que você não faz ideia sequer de em que estado da federação ela fica.

Mas a compra online oferece muitas vantagens. Dependendo do local onde você esteja, ela é infinitamente mais interessante do que o deslocamento até uma loja física. Aqui vou dar dicas para aqueles que estão pretendendo sua primeira compra online, e aqueles que ainda tem dificuldades neste processo. Também vou descrever os prós e contras de ir em busca de seu produto na internet, ao invés de gastar seu tempo rodando pelo centro comercial da cidade.

Não preciso dizer que a economia de tempo é uma das principais vantagens, pois isto é um tanto óbvio. Mas não se engane, uma compra online pode levar semanas até se concretizar. Falo por experiência própria, pois os últimos produtos que adquiri online me consumiram muito, mas muito tempo. A vantagem é que não precisei ir até o comércio, pois fazia pesquisas durante o tempo livre, na hora do almoço, em casa nas folgas, etc. Acontece que, depois de efetuar a compra e receber os produtos, a satisfação com o que adquiri foi muito superior àquela que eu já havia experimentado ao ir ao comércio tradicional. É que todo o processo de compra, que nestes caso foram produtos eletrônicos, me empurraram para uma ampla pesquisa sobre marcas, modelos e recursos que eu jamais conseguiria fazer andando pelo comércio. No fim, seria vencido pelo cansaço e acabaria comprando qualquer modelo semelhante ao que eu pretendia adquirir, para me arrepender quando já fosse tarde demais. Na Internet você mergulha em páginas, em fóruns, obtém informação de quem já experimentou o produto, e seus concorrentes e similares, nas redes sociais... Enfim, é algo que vai muito além da pesquisa de preço. Não tem aquela conversa fiada de vendedor querendo te empurrar coisa ruim por um valor absurdo. O que é fatal quando você já caminhou quilômetros de loja em loja e quer ir logo pra casa, de preferência levando algo para não se sentir um tonto de ter gasto tanto tempo por nada. Ao invés disto, você imerge em informações imparciais.

1 - Pesquise o Produto

Facebook Twitter Google +
Recomendo que busque conhecer cada detalhe do que pretende comprar antes de fechar negócio em qualquer loja. E compare. Muitas vezes você verá que aquele produto fantástico que viu com um amigo pode ter um concorrente ainda mais fantástico e até bem mais barato. Talvez seu amigo não tenha pesquisado o bastante. Quando encontrar o que quer, explore ao máximo as informações sobre o produto. Leia manuais (sim, você poderá folhear o manual antes de comprar. Na loja física, dificilmente conseguirá esta façanha), foque no que você quer e descubra se o produto lhe atende plenamente, ou se falta alguma coisinha que talvez você possa encontrar num concorrente. Se há itens técnicos que você desconhece, ou se surge alguma dúvida, nada que uma pesquisa não resolva. Use as Redes Sociais, converse sobre sua dúvida com quem conhece o produto. Acesse fóruns e blogs relacionados.

Decidido sobre o que comprar, se seguiu todo o procedimento de um bom comprador, é hora de ir ao mercado virtual. Uma certeza você terá: Se você fez tudo direito, o produto não vai te decepcionar, pois você já o conhece como se já o tivesse usado, mesmo antes de ter feito a compra, através de experiências de outros que já o adquiriram.

2 - Pesquise os Preços

Sites de pesquisa de preços estão ai para ajudar. São vários. Entre os mais populares existe o Buscapé, o Zoom e diversos outros. Até mesmo o Google, com o serviço Google Shopping oferece uma busca direcionada para produtos e preços em lojas online. Encontrar o menor preço não é tarefa difícil, pois os buscadores fazem isto em segundos pra você. Encontrar uma loja confiável, no entanto, exige um pouco mais.

3 - Pesquise Sobre a Loja
e-bit

O serviço E-Bit oferece uma certificação para as lojas mais confiáveis e as que tem melhor atendimento ao consumidor online. É um bom ponto de partida para quem está meio perdido e com dúvidas sobre comprar ou não numa loja que oferece um preço tentador, mas da qual você nunca ouviu falar. No entanto, ligue o desconfiomêtro no máximo sempre e vá além do sistema de avaliação dos sites de compra e venda. Vá às redes sociais e pesquise para saber onde estão as falhas da loja em que você pretende comprar. Não tenha dúvidas, quando algum cliente é prejudicado, ou sente-se prejudicado por uma destas lojas, ele solta o verbo no megafone eletrônico das redes sociais. O Twitter é um dos melhores para encontrar clientes satisfeitos com lojas online, ou fulos por algum motivo. O importante é que você tenha consciência de que qualquer falha é motivo para chiliques nas redes e que é preciso avaliar. Algumas vezes são problemas pontuais, como atraso na entrega, que envolve empresas terceirizadas responsáveis pela logística. Ou coisas eventuais e é bom saber avaliar isto, diferenciando de, por exemplo, duzentas denúncias de entregas não efetuadas, produtos trocados, com defeito, etc. Se a loja é 'mal falada' nas redes, fuja dela, não importa o quão barato esteja o produto lá. Já se for o contrário, se há mais elogios do que reclamações, então você poder dar um ponto de crédito à loja.
Reclame Aqui

Mas não deixe de consultar outro serviço importante, o "Reclame Aqui". Um site que reúne reclamações diversas sobre todos os serviços, produtos, empresas, etc. Lá você certamente vai encontrar alguém que teve problemas tanto com a loja onde você pretende comprar, quanto com o produto que você está decidido a adquirir. Sim, o mundo encantado e perfeito só existe no comércio físico, que conta com um vendedor esperto lhe falando sobre benefícios infinitos e todas as maravilhas da perfeição em torno daquele negócio, até que você compre. Na internet a vida é mais real. Por incrível que pareça. Isto quer dizer que por melhor que seja, sempre há alguém que já teve problemas com o produto, ou loja. A questão é: qual problema o problema mais comum? E depois de saber qual o ponto fraco da loja e do produto, vamos à questão definitiva: Como foi tratado, ou resolvido? No site do Reclame Aqui a espaço para as empresas se manifestarem. Em seguida, o consumidor, ou reclamante, avalia a solução. Se na maioria das vezes em que alguém reclamou da empresa, esta deu alguma resposta e solucionou o problema, então tá limpo, pode dar um segundo ponto de confiança a ela.

4 - Frete, Transporte e Entrega

Correios Sedex PAC
No comércio físico, você vai até a loja, olha o produto, o vendedor te assegura que aquilo é tudo o que você queria na vida. Aliás, ele faz parecer que sua vida só terá sentido a partir do momento em que você comprar aquela coisa. E então você fecha negócio, vai ao caixa, paga e recebe o produto embaladinho. Mal consegue segurar a ansiedade de chegar em casa e começar a usufruir do que acabou de comprar, se for o caso. Pois essa é uma das grandes vantagens do comércio físico, o imediatismo na entrega. Você paga e tem o produto nas mãos. Na internet é preciso esperar. Esperar bastante. Esperar muito mesmo. E se você não está disposto (financeiramente) a pagar por um serviço de entrega rápida, expressa, então a espera é interminável. Podem ser alguns dias, ou semanas. Tudo bem que não chega a meses, mas pode se aproximar de um mês inteiro dependendo do método de entrega que você, ou a loja, escolheu. E isto é uma tortura, principalmente para os mais ansiosos. Durante este processo, você acompanha cada passo dado pela caixinha onde está embalado seu precioso produto a caminho de sua casa. Por meio do rastreio de encomendas, você visualiza data e hora em que o pedido é processado, ainda na loja; entregue à transportadora; encaminhado para um local; depois para outro; em trânsito para uma cidade; quando chega e quando sai, para onde vai; etc. Se o produto fica parado tempo demais no processamento na loja, antes de sair pra transportadora, desconfie. Entre imediatamente em contato com a loja (e-mail, chat, telefone, ou o meio que tiver de contato) e procure saber o que está acontecendo. Talvez a loja não o tenha em estoque e você tem todo o direito de reclamar.

É bom saber também sobre a eficiência das transportadoras que tem contrato com a loja onde pretende comprar. Loja boa com transportadora ruim estraga quase tudo. Geralmente as lojas oferecem mais de um meio de entrega. Normalmente são no mínimo dois meios, que podemos classificar como entrega rápida e normal. A entrega rápida, na maioria das vezes, é feita pelo serviço Sedex dos Correios. A vantagem é que, por mais distante que esteja, a entrega costuma acontecer em menos de uma semana e pode levar uns 3 dias na maioria dos casos. Já as entregas normais podem ser através do serviço dos próprios Correios, conhecido como PAC, ou de transportadoras diversas. É ai que você precisa prestar atenção. Caso opte por um serviço normal de entrega, que é mais barato do que o Sedex, verifique qual empresa será encarregada da entrega e repita todo aquele procedimento de avaliação que você fez com a loja e com o produto. Vá nas redes sociais, vá no Reclame Aqui e veja a reputação da empresa que fará o transporte do seu produto. Se a empresa for ruim, é melhor gastar um pouquinho mais e solicitar o Sedex, a menos que seu orçamento já esteja completamente estourado.

Custos

O custo de uma compra online nem sempre é inferior ao de uma compra em loja física. Considere que você precisa pagar o frete do seu produto, o que o encarece um bocado. Às vezes a pechincha é devorada pelo custo do frente e até torna o valor final do produto comprado online superior ao comprado em uma loja física, no comércio tradicional. Mas você precisa medir as diferenças colocando na balança o item comodidade. Você andou menos, gastou menos combustível, não pagou estacionamento, nem passagens, ouviu menos abobrinhas de vendedores e conseguiu mais informações sobre o que está comprando do que jamais imaginaria. Se a diferença de valores for pequena, considere a compra online bem melhor, ainda que tenha saído mais cara. Os produtos que eu adquiro online saem por um valor próximo ao que encontro no comércio tradicional, considerando o frete somado. Isto porque existem impostos estaduais que variam bastante. No estado onde moro, por exemplo, o ICMS está na faixa dos 17%. Quando compro um produto em uma loja que está em São Paulo, o ICMS fica na casa de uns 8% por lá. Ou seja, é natural que eu encontre produtos mais baratos numa loja online situada em São Paulo do que aqui. O frete, no entanto, joga o valor final um pouco mais acima do que o custo do produto em uma loja física na minha cidade.

O Imposto Que Volta Direto Para o Seu Bolso
Nota Fiscal Paulista

Porém, o Governo de São Paulo permite que 30% do ICMS pago numa compra seja reembolsado pelo consumidor. Basta cadastrar-se no site do programa Nota Fiscal Paulista e após acumular um determinado valor (coisa de R$ 30,00) é possível resgatar o imposto que fora pago durante as compras. Me parece que o Governo de Minas Gerais também possui um programa igual a este e não sei sobre outros estados, pois nunca fiz compras em outros lugares onde o governo oferecesse este tipo de incentivo ao consumidor, mas é bom que esta ideia se perpetue.

Hora de Ir às Compras
Loja Blog

Agora que você está por dentro do básico para sair comprando na Internet, siga para as melhores lojas virtuais selecionadas aqui e confira ofertas e promoções. Aproveite para pôr em prática os conhecimentos adquiridos, e boas compras!
Compartilhe este post :

Postar um comentário

 
Copyright © 2014. williamVIPER - Direitos sobre o conteúdo
Serviço disponibilizado por Blogger