Home » , » Anunciado o Ubuntu Phone OS

Anunciado o Ubuntu Phone OS

Escrito por William Santos | quinta-feira, 3 de janeiro de 2013 | 12:03

O que muitos de nós esperavam, aconteceu finalmente ontem. A Canonical, empresa por trás da distribuição Linux mais popular do universo, a Ubuntu, anunciou seu sistema operacional móvel tão aguardado.

O Ubuntu Phone OS

Em meio a tantos, e bons, sistemas operacionais rodando nos zilhões de modelos de smartphones de todos os preços mundo a fora, não seria fácil trazer algo que fosse nitidamente novo e ao mesmo tempo encantador. Mas a Canonical assumiu o desafio e por mais de um ano veio alimentando o rumor de que estaria trabalhando em um sistema operacional móvel tão bacana quanto seu sistema feito para PCs.

Ontem, dia 2 de Janeiro de 2013, eles finalmente apresentaram o que estão desenvolvendo. E conseguiram surpreender. O que sugere que a Canonical não apenas fez um ótimo trabalho, mas além disso se saiu muito bem numa missão quase impossível de inovar diante do que já está bem estabelecido no mercado.

Semelhanças com o Ubuntu

O Ubuntu Phone OS é claramente uma versão mini do Ubuntu como estamos acostumados. O ambiente gráfico Unity está lá com seu painel lateral, seus ícones e algo similar às lentes surgem na tela quando o usuário faz algumas consultas. Mas a força do Unity é percebida mesmo durante as operações de acesso do usuário. Assim como no PC, o ambiente do Ubuntu Phone convida o usuário a adotar a pesquisa como forma de chegar mais fácil onde quer. E desta vez o método de entrada não está restrito ao teclado, mas amplia-se para reconhecimento de fala, o que facilita ainda mais as operações. No mais, o grafismo da interface é familiar para quem já adotou o Ubuntu como sistema operacional.

Multitarefas Descomplicado

Quem tem um smartphone e o usa para diversas atividades sabe bem o quanto é complicado rodar duas coisas ao mesmo tempo, alternando os acessar de forma rápida. Rodar dois aplicativos simultaneamente até que dá, mas trocar de um para outro chega a ser um saco na maioria dos sistemas atuais. A Canonical trabalhou muito bem em cima desta deficiência crônica dos atuais sistemas para dispositivos móveis e encontrou soluções interessantes a serem adotadas no Ubuntu Phone. Usando todos os 4 cantos da tela, é possível comandar diversas ações com gestos que partem de cada uma das extremidades. O deslizar de dedos da direita para a esquerda realiza a alternância entre aplicativos abertos.

Ambiente Limpo

Quem possui o Ubuntu em seu computador, com versões do Unity, sabe muito bem o que é um desktop limpo, sem aquela baderna de ícones e barras tradicionais em outros sistemas operacionais. Esta característica é notada também no Ubuntu Phone OS, onde até mesmo o painel do Unity é ocultado à esquerda da tela, aparecendo apenas quando o usuário realiza o gesto que o traz para o visor. Na área de notificação, diversos ícones alinhados apresentam funções e informações em tempo real. Ao puxar a barra, arrastando-a do topo, é possível deslizar o dedo para a direita ou esquerda selecionando qual ícone, representando uma atividade, se quer acessar e o painel abrirá apenas naquele que for selecionado, sem lotar a tela com uma lista enorme de notificações que precisa ser rolada.

Aparelhos

O Ubuntu Phone OS, de acordo com a Canonical, promete ser extremamente versátil e poderá equipar desde luxuosos dispositivos top de linha das marcas mais tradicionais no mercado, até as geringonças xing ling desconhecidas. Feito para rodar em qualquer smartphone ou tablet (não chegaram a falar abertamente sobre tablets, mas subentende-se de que o sistema esteja pronto para esta plataforma também). Isto é uma grande vantagem para o sistema operacional da Canonical, pois ele estará alinhado com o atual líder de mercado, o Android. Os iOS e Windows Phone se restringem a nichos bem específicos, ou aparelhos mais caros. Atualmente o Android é o sistema mais popular e o que se encontra em quase todos os modelos de todos os fabricantes.

Comparações

A princípio a comparação com o Android é quase inevitável, mas ela não vai muito além da proposta de rodar em qualquer aparelho. O Ubuntu Phone OS tem uma estrutura completamente diferente, o que promete torná-lo leve o bastante para garantir alto desempenho mesmo em aparelhos com hardware modesto. Outro ponto onde Android e Ubuntu Phone OS devem se distanciar é em relação à segurança. Tudo indica que o Ubuntu Phone OS seja muito, mas muito, mais seguro do que o Android e até mesmo mais seguro do que os sistemas mais populares em sua categoria.

Quando vamos poder comprar um Ubuntu Phone OS

O lançamento dos primeiros aparelhos com Ubuntu Phone OS devem ocorrer entre o final deste ano e início do próximo. As melhores apostas são para o início de 2014 mesmo, quando ele estará se disseminando entre vários dispositivos.

Novo Conceito de Computador Pessoal

Esta é uma das partes mais interessantes de tudo o que envolve a proposta da Canonical com o Ubuntu Phone OS. Ele permitirá que um smartphone possa ser conectado a periféricos comuns a qualquer PC, transformando-se numa mini CPU. Na prática, é como ter um computador que você leva no bolso e, quando necessita realizar algum trabalho usando teclado físico, mouse e a tela de um grande monitor, basta sacá-lo do bolso, posicioná-lo em uma doca e conectá-la aos periféricos. Não vai demorar muito até que aparelhos sejam criados para dar suporte a esta característica do sistema Ubuntu Phone OS. Não apenas aparelhos que dispensem a doca, mas também periféricos apropriado para se comunicarem com o sistema operacional da Canonical de forma descomplicada. Assim, em breve nossos smartphones serão computadores completos, operados como qualquer PC desktop.
Imagens usadas neste post são de divulgação, retiradas do site da Canonical em: http://www.ubuntu.com/devices/phone/design

Compartilhe este post :

Postar um comentário

 
Copyright © 2014. williamVIPER - Direitos sobre o conteúdo
Serviço disponibilizado por Blogger