Home » » O Fantasmagórico Orkut e Essa Gente Nervosinha

O Fantasmagórico Orkut e Essa Gente Nervosinha

Escrito por William Santos | sábado, 17 de março de 2012 | 19:56

Não, não é um post preconceituoso explorando o termo "orkutização disto e daquilo". O Orkut virou sinônimo de favela digital? Eu não acho. Isso é coisa de gente boba metida a merda. O fato é que as mudanças no Orkut foram tentando transforma-lo em redes que surgiam com o passar dos anos, com novas funções e características e o Orkut, faz tempo, está com um aspecto de Frankenstein das redes sociais. Isto o tornou um ambiente um tanto incômodo para interagir e acompanhar. O scrapbook, por exemplo, inundado com futilidades e atualizações bobas pipocando direto num ambiente complicado para configurar e centralizar no que é interessante. Resumindo: virou uma baderna. Mas quem disse que por isso o Orkut mereça sumir? Há uma turma que adora e quer realmente esta baderna, e o Orkut está lá, firme e forte, justamente por atender a essa molecada.

Eu tenho me afastado do Orkut nestes tempos. O Google+, sofisticadíssimo e cheio de potenciais que não vejo a hora de poder usufruir (ainda me falta uma rede maior de contatos lá), o Twitter e sua praticidade, me levaram a deixar o Orkut de lado sem sair da velha rede -- ainda a mais popular no Brasil.

Usei muito o Orkut, por bastante tempo, me afastando mesmo apenas do fim do ano (2011) pra cá. Vez por outra eu abro a página inicial e dou uma passada pelas atualizações. A molecada faz uma farra danada com os gif animados. Coisas criativas finalmente apareceram com o uso dos gif, porém estão cansativas. Será preciso mais um tempo pra descobrirem como fazer as mesmas piadas, de forma diferente. Mas tudo bem, o problema mesmo é com a inundação de tolices na página principal, oriundos das atualizações dos contatos. Acontece que o Orkut não tem muita coisa que me interesse mais.

Mesmo nas comunidades, o pessoal bom de debate partiu para outras redes. É difícil entrar em uma boa conversa num fórum. Também há aquela mancada da Google de demorar tempo demais para atualizar as ferramentas nos fóruns. Congelaram os recursos por anos. Só no ano passado as comunidades evoluíram um pouco, para acompanhar as mudanças acumuladas ao longo do tempo na rede social. Não foi o bastante para me prender por lá. Quando acesso uma comunidade, vejo postagens sem graça e logo parto para o Google+ e Twitter, onde há coisas mais legais sendo publicadas e até bons debates.

Não tenho ódio do Orkut, nem dos adeptos dele, e reconheço que é a rede mais importante atualmente (com o Facebook ali quase chegando nele). Lá está a maioria de nossa sociedade online, nossa cultura da geração 1.5 da web -- a 1.0 era aquela dos bate papos e MSN, não considero que tenhamos chegado à 2.0, mas estamos à caminho -- é extremamente popular e isto é fundamental em qualquer rede. Por isso o G+, embora super sofisticado, ainda engatinha com todo o seu potencial.

Há poucos minutos eu abri o Gmail pra conferir minhas mensagens neste Sábado. Me deparei com uma notificação de scrap meio suspeito. Até porque havia uma ameça de acionar a Polícia Federal contra mim. Este tipo de conteúdo é sempre suspeito. Não iria levar à sério, mas resolvi checar; fui até o Orkut ver se o perfil tinha algo de autêntico. E era real.

O cara está puto da vida comigo por que solicitou a participação em alguma comunidade (que ele não especificou), e por algum motivo foi recusado. Eu não lembro de ter recusado alguém em minhas comunidades, mas sou moderador em várias comunidades, junto com outros moderadores. Portanto, provavelmente o cara foi recusado por algum outro moderador e agora que tirar satisfação. Segundo ele é constrangedor receber a notificação de recusa de participação na comunidade toda vez que abre o Orkut. Ele acredita que eu, como moderador da tal comunidade, sou responsável direto por este 'constrangimento' e quer que eu tome providências, pois está disposto a acionar a Polícia Federal e a justiça pra me processar caso a notificação continue aparecendo.
Ui, se essa notificação continuar aparecendo, eu processarei meio mundo.

Sentiu o drama? Todo mundo sabe que moderadores não controlam as notificações a membros, ou solicitantes, portanto não há como eu remover isto da página inicial do cara. (Ele mesmo pode fazer isto, marcando a opção, mas vamos adiante...) Ele nem especifica em que comunidade solicitou participação, assim eu não sei se outro moderador o recusou e o motivo para isto. Ou mesmo se algum script, ou vírus no PC dele levou o próprio serviço do Orkut a banir sua solicitação. No meio de tantas dúvidas e possibilidades, inclusive de solucionar o problema, me vem o sujeito cheio de marra até me ameaçando de processo no scrap. Dá pra entender um mundo destes?

Evidente que ele não pode me processar coisa alguma (ele chegou a afirmar que tem um amigo na Federal que o informou que poderia sim me processar. Porém, eu duvido muito disso, não tem cabimento). Respondi educadamente pedindo que enviasse a informação crucial: em que comunidade ele havia sido 'barrado'. Assim eu poderia verificar, se for o caso, com outro moderadores o problema. E também o informei que ele poderia ter sido vítima de bloqueio instantâneo do próprio sistema. Mas o que mais me chama a atenção é o nervosismo de certas pessoas online e a sede de processar qualquer um, chegando diretamente com ameaças a torto e a direito. Pelo que eu saiba, isto também não legal. Me parece que é possível processar quem vive ameaçando processos (não sei se o termo seria assédio processual, ou algo do tipo). O caso é que este tipo de atitude é patético, sem falar em ser infatióide demais.
Compartilhe este post :

Postar um comentário

 
Copyright © 2014. williamVIPER - Direitos sobre o conteúdo
Serviço disponibilizado por Blogger