A ZF, tradicional empresa no ramo de componentes para caminhões e ônibus, principalmente conjuntos de embreagem e transmissão, tem um sistema que promete agilizar todo o processo de carga e descarga, e ainda dar uma mãozinha na hora de manobrar os gigantes biarticulados. A empresa apresentará na IAA 2014, que ocorrerá em Hannover, um conjunto de inovações que vão desde a forma de registrar cada pallet, ou contêiner de carga, automatizando a triagem no galpão, até a manobra do caminhão, feita por controle remoto, através de um operador usando um simples tablet.
O sistema começa a operar ainda na estrada, calculando o tempo que levará até a chegada no galpão de destino da carga. Em contato com o galpão, 15 minutos antes da chegada o caminhão 'avisa' que está a caminho e envia dados sobre a carga a ser descarregada (volume, peso, destino, etc). Estes dados indicam como os preparativos devem ser feitos para receber o caminhão. O galpão se prepara, separa uma doca específica para receber a carga e isto diminui o tempo de espera e toda a burocracia tradicional.
O motorista então estaciona em um local próximo ao da descarga. Ali ele encerra seu trabalho e pode seguir para o descanso. Dali por diante, um despachante assume a tarefa de conduzir o veículo até a doca previamente preparada para recebê-lo. Todo este procedimento é realizado sem ninguém na cabine do bruto. E mais: em nenhum momento o possante motor Diesel é acionado. Tudo se faz por meio de motores elétricos, com zero emissão de poluentes. Munido de um tablet, o despachante encosta o caminhão com perfeição na doca. Lá, cada pallet ou contêiner possuindo um pequeno dispositivo capaz de se comunicar por bluetooth pode seguir para uma triagem ágil e automatizada, por meio de esteiras, sem a necessidade de uso de empilhadeiras e checagens manuais.
De tudo isto, o que mais impressiona na tecnologia é a possibilidade de manobrar o veículo remotamente. A ZF já tem feito demonstrações disto e você pode conferir em vídeo.
Fonte: ZF Motion and Mobility
Postar um comentário