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Caminhões Extra Pesados Manobrados Remotamente Com Um Simples Tablet

Escrito por William Santos | domingo, 7 de setembro de 2014 | 12:41


50 toneladas e 25 metros de comprimento, um monstro com duas articulações nada fácil de manobrar, estes são os extra pesados que tem ganho as estradas no mundo todo. Mas o mercado de logística precisa de eficiência. Não basta um caminhão ser gigantesco, se ele não entra bem nas docas de carga e descarga, ou é complicado de manobrar. Cada segundo é precioso quando se tem entregas a fazer. Como se não bastasse a pressa de quem quer receber a entrega, há também questões trabalhistas que garantem o descanso, merecido, do motorista a cada período. A espera por uma vaga na doca, as manobras, tudo isto acaba gerando um tempo extra na carga horária do profissional, uma coisa nada fácil de gerenciar quando se está trabalhando com veículos tão grandes.

A ZF, tradicional empresa no ramo de componentes para caminhões e ônibus, principalmente conjuntos de embreagem e transmissão, tem um sistema que promete agilizar todo o processo de carga e descarga, e ainda dar uma mãozinha na hora de manobrar os gigantes biarticulados. A empresa apresentará na IAA 2014, que ocorrerá em Hannover, um conjunto de inovações que vão desde a forma de registrar cada pallet, ou contêiner de carga, automatizando a triagem no galpão, até a manobra do caminhão, feita por controle remoto, através de um operador usando um simples tablet.

O sistema começa a operar ainda na estrada, calculando o tempo que levará até a chegada no galpão de destino da carga. Em contato com o galpão, 15 minutos antes da chegada o caminhão 'avisa' que está a caminho e envia dados sobre a carga a ser descarregada (volume, peso, destino, etc). Estes dados indicam como os preparativos devem ser feitos para receber o caminhão. O galpão se prepara, separa uma doca específica para receber a carga e isto diminui o tempo de espera e toda a burocracia tradicional.

O motorista então estaciona em um local próximo ao da descarga. Ali ele encerra seu trabalho e pode seguir para o descanso. Dali por diante, um despachante assume a tarefa de conduzir o veículo até a doca previamente preparada para recebê-lo. Todo este procedimento é realizado sem ninguém na cabine do bruto. E mais: em nenhum momento o possante motor Diesel é acionado. Tudo se faz por meio de motores elétricos, com zero emissão de poluentes. Munido de um tablet, o despachante encosta o caminhão com perfeição na doca. Lá, cada pallet ou contêiner possuindo um pequeno dispositivo capaz de se comunicar por bluetooth pode seguir para uma triagem ágil e automatizada, por meio de esteiras, sem a necessidade de uso de empilhadeiras e checagens manuais.

De tudo isto, o que mais impressiona na tecnologia é a possibilidade de manobrar o veículo remotamente. A ZF já tem feito demonstrações disto e você pode conferir em vídeo.

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