São declarações bastante sensacionalistas e seriam tratadas como puro exagero, delírio, ou coisa do tipo. Mas ditas por um gênio reconhecido de nossa época, Stephen Hawking, é bom parar pra tentar compreender os argumentos que fundamentam os pitacos dele sobre o fim de tudo.
O Bóson de Higgs é o pilar da ideia sobre a possibilidade de catástrofe universal, dando fim a tudo. Uma partícula encontrada durante um experimento no Grande Colisionador de Hádrons -- LHC -- que fica no Cern, um centro de pesquisas na fronteira entre Suíça e França, o Bóson de Higgs foi batizado em homenagem ao cientista que previu sua existência em teoria, décadas atrás -- Peter Higgs, 1964 -- Mas logo também recebeu um apelido bem sugestivo: Partícula de Deus.
O Grande Colisionador de Hádrons é esta enorme máquina enterrada na fronteira entre França e Suíça. |
Basicamente, esta partícula é a fonte para explicar por que existe massa por todos os lados em todos os objetos compostos por átomos. Desde que a teoria sobre sua existência foi formulada, a perseguição pela detecção dela começou. Só agora um colisionador gigantesco e computadores sofisticados deram a possibilidade a físicos analisarem de perto a partícula.
Visto por dentro, o lugar onde cientistas trouxeram a "partícula de Deus" à luz da ciência. |
No campo teórico, Hawking combatia a possibilidade de a partícula existir, até que o LHC conseguiu trazê-la à luz da ciência. Stephen então passou a demonstrar uma certa frustração, chegou a declarar que a física se tornava menos interessante a partir daquela descoberta. Mas, como um gênio e inquieto, logo passou a analisar por si mesmo a tal partícula e os dados das pesquisas.
De acordo com Stephen Hawking, é possível que o Bóson de Higgs represente uma ameaça ao universo, pois a partícula pode se tornar instável sob determinadas condições. E se isto ocorrer, o universo inteiro seria destroçado em um instante.
Projeção por computador da colisão de partículas que revelou
o Bóson de Higgs
|
Lembremos do caso da quebra do átomo. Bastaram grande guerras no século XX para que a tecnologia fosse desenvolvida e possibilitasse a construção de bombas de poder altamente estúpido. A partir disto, não podemos desacreditar de nada. Se há possibilidade de destruir coisas, a humanidade se empenhará em fazer isto em algum momento, mesmo que seja o próprio universo inteiro sob ameaça de destruição.
Fonte: Digital Trends
Postar um comentário