O mais recente pedregulho orbitando em nossa vizinhança cósmica, detectado pelo programa
NEOWISE, da
NASA é apresentado em imagens de infravermelho. Trata-se de um asteroide com pouco mais de 600 metros de diâmetro, perambulando há uns 43 milhões de quilômetros de distância da Terra, o que em "termos astronômicos" é logo ali.
|
O ponto vermelho no destaque é o asteroide, que só
é visível graças ao equipamento de infravermelho da
sonda
|
Embora o potencial pra passar de raspão no nosso planeta, ou até mesmo chocar-se contra nós, seja real, o asteroide não deve nos incomodar nos próximo cem anos, calculam os cientistas. Mas considerando que o plano de sua órbita seja apenas um pouco mais inclinado do que o plano da órbita dos planetas, em média, ele tem grandes chances de acabar entrando no caminho da Terra de surpresa caso alguma perturbação lhe ocorra, como a passagem de um cometa, ou até mesmo outra pedra ainda maior nas redondezas influenciando seu passeio. Por isso a NASA promete manter os olhos nele o tempo todo, a fim de detectar qualquer mudança que venha a nos ameaçar.
O programa
NEOWISE, que conta com uma sonda espacial dedicada a mapear estas ameaças, localizou o asteroide no último mês de Dezembro. Logo ele foi batizado de 2013 YP139 e passou a ser acompanhado. Agora a NASA liberou imagens que o mostram passeando pelo espaço através de seu perfil no
Google Plus. Veja o post original abaixo:
Postar um comentário