A Canonical, mantenedora do sistema operacional Ubuntu, baseado em Linux, anunciou o desenvolvimento de seu sistema operacional móvel, o Ubuntu Phone, no início deste ano, para estar pronto até o começo de 2014, quando será lançado. Mas neste meio tempo, a empresa também anunciou, desta vez em Julho de 2013, que o projeto de lançar um dispositivo próprio, composto por aparelho e sistema, conhecido por Ubuntu Edge já está bem encaminhado e seu financiamento é a última fronteira para o lançamento.
O Ubuntu Edge é a ponte entre smartphones e desktops. A possibilidade de reduzir o gabinete dos desktops a dispositivos de bolso, como smartphones, tornando os computadores definitivamente dispositivos tão pessoais quanto os telefones celulares.
Para financiar o projeto, a Canonical convidou a comunidade em torno dela a ajudar com doações. A empresa estima que necessite de US$ 32 milhões, e já obteve US$ 10 milhões. A qualquer momento os detalhes sobre o lançamento devem ser anunciados e o Ubuntu Edge já tem teaser promocional rolando no Youtube, indicando que seu nascimento está próximo de acontecer.
As especificações técnicas do Ubuntu Edge são:
- Processador Multi Core
- 4 Gigabyte de RAM
- 128 Gigabyte de armazenamento interno (com slot para expansão através de micro SD)
- Câmeras traseira e frontal, com pelo menos 2.8 MP
- Tela com resolução HD de 1280 x 720
- Alto falantes estéreo de alta definição
- Microfones duplos, com sistema de cancelamento de ruído ativo
- E uma série de penduricalhos como GPS, acelerômetro, barômetro, sensores de proximidade e bússola.
Mas é como computador de mesa -- vulgo desktop -- que o Ubuntu Edge deve chamar atenção. E ele roda o Ubuntu em uma interface idêntica à que temos instalada nos nossos PCs. Antes mesmo do lançamento do Ubuntu Edge definitivo, a Canonical já havia feito diversas demostrações da ideia, como vista abaixo (a partir dos 2:00 minutos do vídeo) rodando através de um smartphone Motorola, por cima do sistema Android.
A proposta é interessante. Certamente o próximo passo na evolução dos smartphones já começou a ser dado.
Postar um comentário