POR QUE BAYEUX-PB TEM ESSE NOME? E O QUE ISSO TEM A VER COM A FRANÇA?
Um resumo resumido da síntese da história de nossa cidade.
Nos idos de mil quinhentos e antigamente, o lugar onde hoje fica nossa cidade era cheio de índios potiguaras e tabajaras. Aí, quando João Pessoa ainda tinha o nome de Felipeia, formou-se um pequeno povoado no caminho para quem adentrava o interior, esse povoado era chamado de "Rua do Baralho". Algum depois o nome mudou para Boa Vista e em mil seiscentos e pouco virou Barreiros, que era o nome de um engenho da região. Até que uns 350 anos depois, em 21 junho de 1944, Barreiros passou a se chamar Bayeux. Esse nome foi sugerido pelo jornalista Assis Chateaubriand (paraibano conhecido nacionalmente do ramo das comunicações) ao interventor da Paraíba na época, Rui Carneiro. Ele aceitou a sugestão e modificou o nome de Barreiros para para Bayeux, em homenagem à primeira cidade francesa (de mesmo nome) a ser libertada do poder nazista pelos aliados durante a Segunda Guerra Mundial... O dia dessa libertação foi 6 de junho de 1944 (por isso a Praça 6 de Junho e a Avenida Liberdade têm esses nomes, tá ligado?). Mas só que Bayeux ainda pertencia a Santa Rita e só veio ser cidade mesmo em 1959.
Bayeux na França - Imagem: Wikimedia |
Dizem que na inauguração da Praça de Junho vieram muitas autoridades, algumas delas eram francesas. A praça era bem diferente de hoje, muito mais bonita e histórica, onde bem ao centro, dizem, havia uma caixa elevada com 5 quilos de areia da Bayeux francesa, o que selava a união entre as duas cidades, agora irmãs, de dois países distantes, de continentes tão diferentes, mas com alguma história em comum.
O engraçado é que antigamente existiam algumas poucas construções aqui na cidade que eram "réplicas" das construções originais da Bayeux francesa. Um caso clássico foi a antiga estação de trem da cidade (que era muito mais bonita que a de hoje), mas ela foi demolida nos anos 70 e fizeram aquela b.sta lá.
É uma pena que nossa cidade hoje faça história de uma maneira não diferente de seu passado; um passado que poderia muito bem ser relembrado para, quem sabe, mudar nosso futuro tão obscuro.
+ comentários + 3 comentários
É uma pena que pouquíssimas pessoas residentes na nossa cidade de Bayeux brasileira conheçam a verdadeira origem do seu nome.
Ficou muito legal, Will. Parabéns. :)
Blz
Postar um comentário