Home » , » Copiadoras da Xerox Podem Alterar Dados em Documentos

Copiadoras da Xerox Podem Alterar Dados em Documentos

Escrito por William Santos | quarta-feira, 7 de agosto de 2013 | 11:45

Confiar no escaneamento de um documento já não é mais possível. Talvez alguém tenha notado diferenças não apenas em tons e alguns traços, mas em dados como números diferentes impressos entre o documento original, escaneado, e sua cópia digital. Um cientista da computação na Alemanha, chamado David Kriesel encontrou a origem do problema que o intrigava ao comparar discrepâncias entre números existentes num documento original e o resultado depois de escaneado. No desenho de uma planta de construção a falha ficou muito evidente quando, ao ser escaneada, um dos quartos com 22 metros quadrados aparecia menor do que outro junto a ele que na legenda indicava ter 14 metros. No entanto o erro não era do desenho, mas uma alteração feita na cópia. O original tinha os dados corretos.

Jogo dos sete erros com uma cópia. Falha no software de compressão troca dados numéricos
A falha mais comum neste caso envolve a troca de números com grafia parecida. Um número 6, por exemplo, pode se transformar em um 8, como visto na figura ao lado. E tudo acontece graças ao software de compressão de dados das máquinas. O programa da Xerox agiliza o processamento, comprimindo os dados lidos no original para escrever a cópia. Mas nesta pressa algumas informações são perdidas, e isto é normal, qualquer um deduz. O que não era tão evidente é que além de perder dados de tonalidades, gerar alguns riscos e pequenas falhas gráficas, irrelevantes, o software pudesse trocar caracteres, escrevendo outra coisa na cópia.

Sendo assim, uma cópia pode sair com informações completamente diferentes do original, causando sérios problemas para quem as utiliza, pois os documentos acabam sendo "adulterados", muitas vezes sem ser percebido.

Para evitar o problema a Xerox, através de um comunicado em seu blog oficial, informa que é recomendável usar os padrões de fábrica ao realizar cópias de documentos importantes. Além disso, é importante manter o nível máximo de qualidade ajustado, o que diminui a prática de compressão e evita a intervenção do software entre o que é lido e o que é escrito na cópia. Com estes ajustes o escaneamento tende a ser mais lento e o arquivo digital bem maior, mas a integridade dos dados é mantida.

Fonte: Digital Trends
Compartilhe este post :

Postar um comentário

 
Copyright © 2014. williamVIPER - Direitos sobre o conteúdo
Serviço disponibilizado por Blogger