levantamento feito pela eMarketer e apontam dispositivos móveis como um dos maiores meios de acesso à internet utilizado pelos americanos na faixa dos 18 anos de idade. A mobilidade no acesso realmente dá uma enorme vantagem para a internet frente a outras mídias, uma vez que na web temos áudio, vídeo e texto, além de canal duplo por onde não apenas recebemos informação, mas geramos conteúdo também e opinamos direta e livremente.
O crescimento da Internet sobre a TV e impressos é nítido ao comparar 2010 com 2013 |
Estima-se que os dados sobre audiência na internet são mais fidedignos. As medições de audiência da TV, por exemplo, tendem a avaliar o tempo em que o aparelho passa ligado e não faz distinção entre ter alguém assistindo ao conteúdo ou não. Enquanto que na internet as medições de tráfego captam a audiência diretamente.
Pesquisas e levantamentos como estes devem chamar a atenção de publicitários. Pelo menos nos EUA a investir na Internet já é mais interessante do que na TV, sem falar na superioridade sobre os impressos e sobre o velho rádio, que continua tradicionalmente marcando presença em uma pequena fatia de consumo. Pequena, porém sólida fatia. O rádio quase não sofreu queda de audiência entre 2010 e 2013. Impressos e a TV sim, caíram bastante, dando espaço para a Internet. Ou seja: foram substituídos em muitos momentos por horas na world wide web.
No Brasil não tenho dados de pesquisas sobre o assunto, mas desconfio que não estejamos tão distantes da mesma realidade. A TV tem tentado se mesclar à internet, usando-a como uma ferramenta em muitas ocasiões (pra facilitar a interação, por exemplo), mas parece uma batalha perdida.
Assim, aos poucos, a internet vai atropelando as mídias tradicionais, iniciando uma nova era nas comunicações, mais aberta, democrática e acessível.
Fonte: eMarketer
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