Home » , » A Internet Já Ultrapassa a Audiência da TV

A Internet Já Ultrapassa a Audiência da TV

Escrito por William Santos | quinta-feira, 8 de agosto de 2013 | 20:44

Norte americanos passam mais tempo online do que diante da TV, ou lendo jornais e revistas. Neste ano as mídias digitais já ultrapassam as tradicionais. Deixando a TV em segundo lugar e levando os impressos a uma queda dramática, a Internet ainda conseguiu estabelecer um aumento no número de horas dedicados a mídias no país. Hoje, em média, o norte americano dedica 12 horas por dia às mídias, sendo 5 horas exclusivas para acesso a rede mundial de computadores, e ficam diante da TV por pouco mais de 4 horas.

O tempo dedicado a cada mídia nos EUA: Caem TV e impressos, sobe a Internet. Em média, adultos norte americanos tem dedicado mais tempo do seu dia às mídias, e a maior parte deste tempo é dedicado à web
Os dados são fruto do levantamento feito pela eMarketer e apontam dispositivos móveis como um dos maiores meios de acesso à internet utilizado pelos americanos na faixa dos 18 anos de idade. A mobilidade no acesso realmente dá uma enorme vantagem para a internet frente a outras mídias, uma vez que na web temos áudio, vídeo e texto, além de canal duplo por onde não apenas recebemos informação, mas geramos conteúdo também e opinamos direta e livremente.
O crescimento da Internet sobre a TV e impressos é nítido ao comparar 2010 com 2013

Estima-se que os dados sobre audiência na internet são mais fidedignos. As medições de audiência da TV, por exemplo, tendem a avaliar o tempo em que o aparelho passa ligado e não faz distinção entre ter alguém assistindo ao conteúdo ou não. Enquanto que na internet as medições de tráfego captam a audiência diretamente.

Pesquisas e levantamentos como estes devem chamar a atenção de publicitários. Pelo menos nos EUA a investir na Internet já é mais interessante do que na TV, sem falar na superioridade sobre os impressos e sobre o velho rádio, que continua tradicionalmente marcando presença em uma pequena fatia de consumo. Pequena, porém sólida fatia. O rádio quase não sofreu queda de audiência entre 2010 e 2013. Impressos e a TV sim, caíram bastante, dando espaço para a Internet. Ou seja: foram substituídos em muitos momentos por horas na world wide web.

No Brasil não tenho dados de pesquisas sobre o assunto, mas desconfio que não estejamos tão distantes da mesma realidade. A TV tem tentado se mesclar à internet, usando-a como uma ferramenta em muitas ocasiões (pra facilitar a interação, por exemplo), mas parece uma batalha perdida.

Assim, aos poucos, a internet vai atropelando as mídias tradicionais, iniciando uma nova era nas comunicações, mais aberta, democrática e acessível.

Fonte: eMarketer
Compartilhe este post :

Postar um comentário

 
Copyright © 2014. williamVIPER - Direitos sobre o conteúdo
Serviço disponibilizado por Blogger