Álcool e direção causa milhares de tragédias no trânsito, todo mundo sabe disso. A combinação é sinônimo de burrice e estupidez crônica. Se só os bebuns fossem vítimas de sua incapacidade mental de concluir sobre os riscos que correm, estaria tudo bem pois a teoria de Darwin posta na prática já teria eliminado boa parte destes dementes da sociedade. Porém, infelizmente, estas pessoas matam inocentes e por isso é preciso combatê-los de algum modo. Por isso investimos em campanhas educativas -- direcionadas para jegues maníacos-assassinos-suicidas devidamente habilitados para conduzir veículos -- e endurecemos nossas leis, tentando punir alguns descerebrados.
Nos dias de hoje é difícil imaginar que há 35 anos atrás alguém pudesse usar a criatividade para produzir um micro bar portátil, cuja principal finalidade era proporcionar um goró durante viagens de automóvel. Fico aqui pensando em como seria, ao parar um carro numa blitz, o policial dar uma olhada no painel, ou num dos bancos, e encontrar um barzinho com várias bebidas à disposição. Será que o cara de pau do motorista ofereceria uma dose pro guarda?
Tudo bem, talvez a proposta não fosse de o motorista beber, mas sim de levar a bebida para quem o acompanhasse. Porém, não é o que parece ser incentivado no anúncio, em trechos como: "...pra levar o seu drink onde você estiver (...), no carro, no camping, na praia, no passeio, na praia, no motel, nas viagens..." É importante observar que esta propaganda é veiculada numa revista tradicional brasileira focada exclusivamente em automóveis (Ed. de Setembro de 1978 da Quatro Rodas). Ou seja, ela é dirigida para um público que curte automóveis e direção. Ao que parece, a ideia de tomar umas doses enquanto dirige por ai não era tão chocante naquela época, embora matasse tanto quanto mata hoje em dia. E no anúncio nem há uma cínica recomendação onde se diz: "Se for dirigir, não beba. Se for beber, não dirija.", ou: "O ministério do bom senso adverte: Caso opte por fazer um favor a humanidade, evite atingir inocentes no momento do seu suicídio."
Lei Seca No Trânsito Hoje, Bar A Bordo em 1978
Escrito por William Santos | segunda-feira, 7 de janeiro de 2013 | 11:03
Marcadores:
Curiosidades,
Generalidades
Postar um comentário