A
Toyota apresentou seu modelo mais popular em todo universo, o velho
Corolla, de cara nova. Na verdade, um
carro conceito que eles chamam de
Furia. O destaque é o apelo esportivo que o modelo possui, tirando o aspecto sisudo tradicional do Corolla de cena e estampando adereços espalhafatosos em sua carroceria, como o conjunto óptico cheio de detalhes gráficos.
No entanto, o desenho não me pareceu muito original. O conceito, no geral, se assemelha um pouco ao que os coreanos da
Hyundai tem vendido ao mundo. Acho até que se trocar a logomarca da Toyota pela da Hyundai ninguém vai imaginar que se trata de um nipônico tão tradicional.
A ideia da Toyota é renovar o Corolla para 2014. Se ele realmente vier com tudo o que este conceito mostra, é bem provável que consiga voltar a disputar a atenção com um de seus rivais igualmente clássico, o
Honda Civic, que após assumir suas formas atuais tem dado um show de modernidade e autenticidade.
 |
Não sei se por conta dos traços nesta abertura frontal no parachoques, ou os faróis de neblina posicionados em falsas aletas laterais, mas eu fico com a impressão de que este Toyota queria ser Hyundai |
Resta saber o que a Honda está aprontando pra não deixar barato.

O conjunto óptico do conceito é um espetáculo de efeitos. Se é algo de bom gosto ou não, ai fica para cada um avaliar, afinal gosto... já sabemos. Eu achei espalhafatoso, principalmente em um sedã que tem o mercado focado em um público mais, digamos, apegado à sobriedade. Acho que a experiência ficou boa, mas para modelos mais joviais e esportivos. Talvez o Corolla saia um pouco diferente do que se vê no conceito Furia, ou talvez ele seja lançado em uma série especial, numa linha esportiva do modelo.
Tudo bem que o Corolla como conhecemos e estamos acostumados é um carro carrancudo e sem graça. Mas mudar assim de forma tão radical pode chocar demais seu 'público'. Será que a Toyota realmente arrisca? Em 2014 veremos como isto fica.
Imagens de divulgação
Postar um comentário