Home » » Agora Foi a Vez da Foremay Anunciar Seu SSD de 2 Terabytes

Agora Foi a Vez da Foremay Anunciar Seu SSD de 2 Terabytes

Escrito por William Santos | quarta-feira, 16 de janeiro de 2013 | 01:19

Depois de a Kingston anunciar seu pendrive de 1 Terabyte, agora foi a vez da Foremay mostrar ao mundo que tem um SSD de 2 Terabyte a caminho para liquidar de vez com os HDs, principalmente de notebooks.

Medindo apenas 2 polegadas e meia. E com espessura de menos de 1 centímetro (míseros 9,5 mm), ele se encaixa bem em qualquer carcaça.
O SSD é um tipo de memória auxiliar em estado sólido. Ou seja: ele é formado por componentes eletrônicos montados em placas, basicamente chips. Diferente do HD, também conhecido por disco rígido, que se encontra dentro de nossas máquinas e é composto por um mecanismo de alta precisão, cujo principal componente, onde são registrados os dados, é um disco metálico que gira a uma velocidade estúpida. Claro que todo este mecanismo é pesado, delicado e cheio de componentes mecânicos, envolvendo motores elétricos inclusive e costumam causar dores de cabeça quando começam a se desgastar. Já os SSD não são compostos por tais mecanismos e não estão sujeitos ao desgaste ao longo do tempo, exceto algum dano causado por problemas elétricos, mas disso nenhum componente está inteiramente à salvo, nem mesmo o velho HD. O que significa que os SSD tem praticamente vida eterna.

Mas não é só a longevidade dos SSD que os coloca em vantagem frente aos HDs. Eles também são muito rápidos, infinitamente rápidos em relação ao disco magnético sendo acessado por um braço mecânico que mais parece uma vitrola ('cê' tem noção do que é uma vitrola?)

Evidente que num futuro próximo os SSD vão substituir todos os HDs. A mudança geral só não ocorre agora mesmo por um detalhe: o preço. Cada Megabyte num SSD custa uma fábula. Mas já foi bem mais caro no passado. Talvez você lembre quanto custava um pendrive de 128 Megabyte logo que a coisa foi lançada. Pois é, os SSD partilham da mesma tecnologia que qualquer pendrive ou cartão de memória. Este da Foremay, por exemplo, é tão caro que eles estão com vergonha até agora de divulgar o preço.
Compartilhe este post :

Postar um comentário

 
Copyright © 2014. williamVIPER - Direitos sobre o conteúdo
Serviço disponibilizado por Blogger