Home » » Dinheiro jogado fora

Dinheiro jogado fora

Escrito por William Santos | sábado, 24 de março de 2012 | 15:36

Boa parte da grana gorda que tiram do nosso
bolso vai para o mercado eleitoreiro e
é usada para perpetuar seus poderes com
politicagens. Bancamos tudo isto.
Sabe o que um vereador faz com o que nós pagamos a ele? Você não tem o direito de saber, afinal é uma remuneração pela atividade e ele pode empregar sua grana onde quiser. Grande parte usa essa grana fácil para se fortalecer no poder, comprando adesões a cada eleição. Mas não é apenas a grana do salário de vereador que alimenta a pilantrada. Todas as mordomias que possuem permite que façam negociações ainda maiores, distribuindo cargos e empregando puxas sacos.

Coisas assim distorcem completamente uma eleição. E é por isso que a cada eleição municipal vemos uma guerra insana entre patifes por um cargo na câmara. A maioria (absoluta), quando chegar lá vai fazer nada que preste.

Nestes dias eu tenho acompanhado em streaming as sessões da câmara de minha cidade. E vejo coisas tão babacas sendo discutidas em sessões, por horas, que fico pra lá de puto da silva com o modo em que é empregado meu dinheiro lá. Se filtrar bem, salva-se não mais que um. Se filtrar mais ainda, não se salva ninguém lá. Mas sendo um pouco razoável, avaliando a câmara nos últimos dias, um dos vereadores conseguiu um importante debate, que resultou num ótimo plano de carreira e salários para funcionários públicos do município, que já precisavam disto há anos. Por incrível que pareça, o vereador que batalhou por isso não correu até a mídia para aparecer à frente da luta e se beneficiar do feito. Por outro lado, um outro vereador fez propostas com os seguintes teores:

-- Instituir feriado municipal no dia internacional da mulher;
-- Unir a câmara para escolher um candidato ao executivo e fazer um prefeito (da câmara);
E o mais interessante sobre a postura do sujeito: ao requerer melhorias no policiamento de um bairro, ele fez declarações fortes atacando governador do estado. Tudo bem, parece um guerreiro samurai corajoso partindo para cima do governo. Mas, só parece mesmo. Na verdade, o cara não tava nem ai para o problema em si, nem tinha compromisso em resolver o problema. Apenas tirar vantagem em cima da coisa. Quer ver como? Ele conseguiu emplacar uma matéria em um dos portais da cidade destacando sua declaração ao governador no título. Imediatamente, o próprio vereador foi ao Twitter e começou a mandar a todos os membros da imprensa do estado a tal declaração (infantil e polêmica), menos para o governador em pessoa, o perfil oficial do governo e a secretaria de segurança pública.

Ou seja: Ele fez questão de dizer para toda a imprensa -- o que lhe daria alguma projeção -- mas não quis falar diretamente com ninguém que pudesse lhe dar uma resposta, chamar para conversar e iniciar uma solução para os problemas da sociedade.

E não é o único vereador que consome nossa grana e serve pra nada. Na semana que passou eu consegui acompanhar trechos das sessões na câmara e ouvi vereadores propondo requerimento pra consertar um poste. Esse foi o trabalho do cara na semana, requerer um conserto de poste. Tipo, isso é coisa que o cidadão, ligando para a companhia elétrica, consegue fazer. Pra não ser injusto, também vi o sujeito se metendo em alguns debates, com comentários nada proveitosos. Em um destes longos debates a câmara falou sobre mulheres semi nuas em algumas publicações. E foi pra isto que pagamos nosso vereadores neste mês.
Na verdade, nem precisamos tanto assim de vereadores. Boa parte acaba se envolvendo em acertos com o executivo, ao invés de fiscalizá-lo. Outra parcela só serve para propor votos de louvor e aplauso e puxar o saco de algum político influente. Boa parte não tem competência pra nada e não vão além de requerimentos simples, que qualquer cidadão pode fazer -- até com mais eficiência -- mesmo assim eles querem mais vagas e mais espaço.

Pagamos os salários de dez vereadores (e a pilantrada vai aumentar para 17 agora), conseguimos retorno com o trabalho de apenas um. Quando algum benefício retorna para a sociedade, está já desperdiçou uma montanha de grana para manter as mordomias da canalhada inútil. Como se não bastasse, ainda há uma guerra enorme por uma vaga, pois muitos querem uma boquinha daquelas. A remuneração de vereadores atrai uma vagabundagem para a política que não tem tamanho.

Então é hora de evoluirmos. Deixarmos de ser um país atrasado politicamente e passarmos para um novo tempo. Assim como todos os países que compõem a ONU, devemos abolir a remuneração de vereadores. Este cargo não deve custar nada aos cofres públicos.

Compartilhe este post :

Postar um comentário

 
Copyright © 2014. williamVIPER - Direitos sobre o conteúdo
Serviço disponibilizado por Blogger