Home » » Seu computador lendo em voz alta

Seu computador lendo em voz alta

Escrito por William Santos | sexta-feira, 7 de outubro de 2011 | 19:42

Você talvez ainda não tenha sacado, mas seu PC pode muito bem ler pra você. E não apenas ler, ele pode salvar todo o texto em formatos de arquivos de áudio para que você escute mais tarde, num aparelho de MP3.

O primeiro passo para conseguir transformar seu PC num tagarela é obter um software capaz de usar a sintetização de voz. O próprio Adobe Reader, aquele usado para ler documentos em PDF, possui esta capacidade. Para tanto, basta ir até o menu Visualizar e escolher a opção Ler em voz alta. Simples.

Mas o Reader usa recursos do sistema operacional para a leitura, e o Windows não traz vozes capazes de ler em português, muito menos português do Brasil. A saída então é procurar uma voz que possa ser utilizada pelo sistema e que seja capaz de ler os textos em português sem sotaque estrangeiro. Esta voz pode ser obtida instalando o plug in chamado Raquel. Em seguida basta configurar a leitura do Reader para usá-lo e pronto, seus PDFs poderão ser lidos pelo seu PC.

Mas se sua intenção é ler tudo, de documentos até páginas da web, então a saída é instalar o Free Text to Speech, da Natural Readers. Ele não apenas lê, mas também converte o texto em arquivos de áudio. Da mesma forma como o Adobe Reader, ele também necessita da instalação do plugin de voz Raquel para ler em português do Brasil.

O Free Text To Speech pode ser obtido direto do site da Natural Readers aqui: http://www.naturalreaders.com/index.htm Já o plugin de voz Raquel pode ser encontrado no 4shared: http://www.4shared.com/get/Sl4dtySb/A_Voz_de_Raquel_para_Leitor_de.html

Depois postarei como fazer seu computador obedecer a comandos de voz. Assim ao invés de clicar e teclar comandos, você vai poder falar e ver seu computador obedecer.
Compartilhe este post :

+ comentários + 4 comentários

26 de outubro de 2012 às 09:17

Excelente post! Muito obrigado por compartilhar!

1 de outubro de 2013 às 00:14

Uma bosta...
nada de simples.... o Adobe só le em Ingles e nao me deixa mudar para o idioma da Raquel que ja intsalei....

Anônimo
27 de fevereiro de 2015 às 00:33

Muito bom! funcionou direitinho. Obrigado!

9 de dezembro de 2018 às 04:37

Funcionando perfeitamente em dezembro de 2018. Valeu!

Postar um comentário

 
Copyright © 2014. williamVIPER - Direitos sobre o conteúdo
Serviço disponibilizado por Blogger