Home » » Tutorial - Salvando no BrOffice em formato padrão do Word

Tutorial - Salvando no BrOffice em formato padrão do Word

Escrito por William Santos | domingo, 12 de setembro de 2010 | 20:16

Bom, resolvi produzir e postar material que pode ser útil para quem precisa de umas dicas vez por outras neste mundo digital em que vivemos.

O primeiro "tut" foi desenvolvido para o editor de textos da suíte BrOffice. Se você não sabe do que se trata o BrOffice, e nunca viu outro editor de textos que não fosse o Word, isto é absolutamente normal. A maioria das pessoas usam Windows, e quase todos só sabem o que é Word quando se trata de edição de textos. Mas existem alternativas, tanto a um quanto a outro (Windows e Microsoft Office). O BrOffice é uma suíte que contém vários aplicativos voltados para o uso em escritório, da mesma forma como o Microsoft Office, porém com uma bela diferença: O BrOffice é livre. Se não basta ser livre, então vai outra característica: O BrOffice roda em qualquer sistema operacional. Você já passou sufoco tentando abrir um documento do Word 2007 num PC que tinha o Office 2003? Pois é, com o BrOffice este problema não existe, ele abre qualquer documento, esteja salvo na versão antiga do Word, ou na mais recente. Tenha sido editado no Office ou no próprio BrOffice, saido de um PC com Windows, Mac OS ou Linux. Enfim, o BrOffice é muito mais versátil e nenhum pouco complexo (tá quebrando a cabeça pra se adaptar ao Office 2007/2010? experimenta o BrOffice).

Por ser livre, o BrOffice pode ser obtido em seu site oficial http://www.broffice.org/ , onde também é possível obter suporte. Podemos facilmente tê-lo instalado num mesmo PC contendo o Microsoft Office -- por garantia -- assim quando um documento em ODF chegar você não passará aperto.


Por falar em ODF, o formato padrão do BrOffice, ele passou a ser adotado no Brasil como norma para documentos públicos http://homembit.com/2008/04/odf-agora-e-nbr-isoiec-263000.htm . Além disso os concursos para cargos no serviço público exigem conhecimentos em BrOffice, o que dá uma idéia do quanto, em um futuro próximo, a adoção do BrOffice se tornará importante. Sendo assim, eu aconselho a baixar o BrOffice hoje mesmo e ir se acostumando a ele. Você descobrirá alguns recursos interessantes, como um botão mágico que salva seu documento direto no formato PDF, dispensando gambiarras comuns no Windows para converter documentos.

Agora que você já tem uma idéia do que seja o BrOffice, vamos ao tutorial sobre como configurá-lo para obter documentos em formatos intercambiáveis com o Microsoft Office. Clique aqui para baixar o tutorial
Compartilhe este post :

Postar um comentário

 
Copyright © 2014. williamVIPER - Direitos sobre o conteúdo
Serviço disponibilizado por Blogger