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Como Funciona - Medidor de Velocidade do Ar em Aviões

Escrito por William Santos | quarta-feira, 19 de novembro de 2014 | 12:18

Para medir a velocidade de um automóvel, basta contar os giros das rodas e calcular a partir do diâmetro delas. Coisa simples de fazer. Mas uma aeronave obviamente não tem contato com o solo durante o voo. E a velocidade mais importante de ser medida pelos pilotos é relativa ao vento que corta as asas, pois são elas quem dão sustentação ao avião. Se esta velocidade é baixa, complica um bocado. Se ela se eleva demais, pode comprometer a segurança também. Dependendo da direção do vento e da força com a qual ele sopra, a velocidade em relação ao solo varia. E esta velocidade em relação ao solo é calculada por outros dispositivos, um pouco mais sofisticados.

Como o "velocímetro" do avião capta o ar e converte em informação no painel?

Enquanto nos automóveis tudo se faz basicamente através de relações entre engrenagens, capturando o giro das rodas e convertendo em impulso eletromagnético que aciona um ponteiro no painel, numa aeronave a alternativa mais simples encontrada foi a de captar a pressão que o ar exerce sobre membranas. Um mecanismo simples. Tão simples que aparenta ser menos complexo do que aquele usado nos automóveis.

Claro que o que está retratado no vídeo é um dispositivo mecânico e sem tanta sofisticação. E que existem outros dispositivos com a mesma finalidade, utilizando outros mecanismos. Mas todos se baseiam no mesmo princípio. Além do mais, uma aeronave pode possuir vários medidores do mesmo tipo em seu painel. É um recurso para não voar às cegas quando um dos medidores falhar. Geralmente, estes backups possuem tecnologias distintas também. O destaque no caso deste vídeo é que este modelo apresentado é extremamente simples, prático e confiável.
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