Home » , » Paleontólogos Desapontados Com o Filme Jurassic World

Paleontólogos Desapontados Com o Filme Jurassic World

Escrito por William Santos | domingo, 30 de novembro de 2014 | 19:53

Jurassic World
Bastou uma primeira olhada no trailer do Jurassic World, um misto de remake do primeiro Jurassic Park com novos elementos, efeitos melhorados e nova história, para que alguns paleontólogos começassem a implicar com o olhar poético dos produtores sobre seus objetos de estudo, os lagartões -- que agora estão mais para pássaros enormes do que pra lagartos.

Um dos especialistas a se manifestar apontou a falta de penas nos bichos como decepcionante. Hoje se sabe que aqueles animais eram revestidos por plumas quase tanto quanto um pássaro moderno. Mas a imagem que temos dos dinossauros ainda remonta as ilustrações do século passado, associando-os a lagartos de pele lisa e grossa. O fato de os produtores de Jurassic World não terem emplumado adequadamente os Velociraptores, segundo Hans-Dieter Sues, Curador de Paleontologia de Vertebrados no Museu Nacional de História Natural dos EUA, demonstra pouca preocupação com a representação realística dos bichos de acordo com as novas descobertas a respeito daqueles animais.

Porém, a falta de penas não é a única mancada dos produtores. O exagero, como sempre, ultrapassa os limites e tem decepcionado especialistas na área. Em uma das cenas, o que parece ser um Mosassauro salta pra fora da água. Como uma Orca em shows comuns em parques aquáticos, ele abocanha um tubarão branco, posto ali como isca para que o espetáculo acontecesse. Espetacular, sem dúvidas, mas nenhum pesquisador até hoje encontrou qualquer indício de Mosassauros daquele tamanho. O fato é que não apenas o bicho está um pouco maior do que tudo o que se sabe a respeito da espécie, mas sim com o dobro do tamanho dos maiores exemplares já estudados. Um monstrengo crescidinho demais para passar a sensação de verossímil aos especialistas em paleontologia.

Botar fermento nos dinossauros, como se eles já não fossem amedrontadores ou grandes o bastante pra impressionar o público, tem sido comum na franquia Jurassic Park. O fato é que os Velociraptores em muitos casos aparecem tão grandes na tela que poderiam ser classificados em outras espécies. O que aconteceu desta vez é que além de maiorzinhos, os raptores (para os íntimos) receberam uma ajudinha genética e apresentam polegares opositores. Sim, eles adquiriram a capacidade de curtir com um joinha. Embora Iguanodontes tivessem polegares, eles nunca foram tão ameaçadores e inteligentes quanto os Velociraptores. Agora, com polegares opositores, o Raptores de Jurassic World prometem peripécias improváveis, somando sua nova anatomia a inteligência, que normalmente também acaba sendo anabolizada, podemos nos deparar com "Velociraptores  McGyver".

Mas tudo bem, o que vale são as lindas tomadas do mundo jurássico, as sequências de ação e os efeitos visuais incríveis. No fim, há mais gente assistindo pelo espetáculo do que em busca de conhecimento paleontológico.

Com informações de The Washington Post
Compartilhe este post :

Postar um comentário

 
Copyright © 2014. williamVIPER - Direitos sobre o conteúdo
Serviço disponibilizado por Blogger