Home » , , , » Stephen Hawking Faz Alertas Sobre Riscos de Destruição do Universo

Stephen Hawking Faz Alertas Sobre Riscos de Destruição do Universo

Escrito por William Santos | terça-feira, 9 de setembro de 2014 | 11:59

Inteligência artificial fora de controle é uma ameaça a humanidade, e a "partícula de Deus" pode abrir caminho para a destruição do universo.

São declarações bastante sensacionalistas e seriam tratadas como puro exagero, delírio, ou coisa do tipo. Mas ditas por um gênio reconhecido de nossa época, Stephen Hawking, é bom parar pra tentar compreender os argumentos que fundamentam os pitacos dele sobre o fim de tudo.

O Bóson de Higgs é o pilar da ideia sobre a possibilidade de catástrofe universal, dando fim a tudo. Uma partícula encontrada durante um experimento no Grande Colisionador de Hádrons -- LHC -- que fica no Cern, um centro de pesquisas na fronteira entre Suíça e França, o Bóson de Higgs foi batizado em homenagem ao cientista que previu sua existência em teoria, décadas atrás -- Peter Higgs, 1964 -- Mas logo também recebeu um apelido bem sugestivo: Partícula de Deus.
O Grande Colisionador de Hádrons é esta enorme máquina enterrada na fronteira entre França e Suíça.

Basicamente, esta partícula é a fonte para explicar por que existe massa por todos os lados em todos os objetos compostos por átomos. Desde que a teoria sobre sua existência foi formulada, a perseguição pela detecção dela começou. Só agora um colisionador gigantesco e computadores sofisticados deram a possibilidade a físicos analisarem de perto a partícula.
Visto por dentro, o lugar onde cientistas trouxeram a "partícula de Deus" à luz  da ciência.

No campo teórico, Hawking combatia a possibilidade de a partícula existir, até que o LHC conseguiu trazê-la à luz da ciência. Stephen então passou a demonstrar uma certa frustração, chegou a declarar que a física se tornava menos interessante a partir daquela descoberta. Mas, como um gênio e inquieto, logo passou a analisar por si mesmo a tal partícula e os dados das pesquisas.

De acordo com Stephen Hawking, é possível que o Bóson de Higgs represente uma ameaça ao universo, pois a partícula pode se tornar instável sob determinadas condições. E se isto ocorrer, o universo inteiro seria destroçado em um instante.

Projeção por computador da colisão de partículas que revelou
o Bóson de Higgs
No entanto, para tornar o Bóson de Higgs perigoso, é preciso, de acordo com Hawking, coisa de 100 bilhões de giga elétron-volts. O que não é fácil de conseguir fazer. Porém, o fato de não ser fácil hoje, não significa dizer que continuará difícil num futuro próximo. Embora seja necessário basicamente construir uma máquina semelhante ao LHC, mas com um tamanho descomunal, que equivaleria a algo um pouco maior do que o planeta Terra inteiro, o fato é que se os pitacos de Stephen tiverem sentido o universo pode ir pro beleléu caso nós venhamos a nos empenhar em descobrir como gerar 100 bilhões de GeV. Se com a tecnologia de hoje é preciso um acelerador de partículas maior do que a Terra, amanhã pode ser mais fácil fazer o mesmo com uma máquina bem menor e acessível.

Lembremos do caso da quebra do átomo. Bastaram grande guerras no século XX para que a tecnologia fosse desenvolvida e possibilitasse a construção de bombas de poder altamente estúpido. A partir disto, não podemos desacreditar de nada. Se há possibilidade de destruir coisas, a humanidade se empenhará em fazer isto em algum momento, mesmo que seja o próprio universo inteiro sob ameaça de destruição.
Compartilhe este post :

Postar um comentário

 
Copyright © 2014. williamVIPER - Direitos sobre o conteúdo
Serviço disponibilizado por Blogger