A manobra
Simples, muito simples. considere que o conjunto cavalo mecânico + carreta que compõe o caminhão pese algo em torno de 20 e 30 toneladas (se a carreta estiver vazia). O conjunto, normalmente, mal consegue alcançar os 120 Km/h. Talvez uns 140 Km/h, mas não vai além disso. O que fizeram então: Lançaram o Renault Magnum sobre uma plataforma e o fizeram voar por mais de 20 metros. Enquanto isso, o Lotus de Formula 1 cruzou por baixo.
Veja como foi:
O resultado
O problema é que caminhões não são feitos pra voar. Assim como no filme, mais de vinte anos atrás, o resultado foi a destruição do caminhão. No filme é possível ver que após o primeiro impacto para continuar a filmagem da perseguição, ou substituem o caminhão por outro, ou consertam o que bate no chão e arrebenta completamente a suspensão e sistema de direção. No vídeo da Lotus, estilhaços são vistos voando por todos os lados, mas cortam logo em seguida sem mostrar detalhes sobre o estrago. De qualquer forma, a sequencia é espetacular e é isso o que importa em ambos os casos.
Veja abaixo, por volta dos 0:20, como a roda dianteira direita do caminhão vira completamente solta da barra de direção. (Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final)
Guinness
E foi parar no Livro dos Recordes meio que 'sem querer'. A intenção era puramente gravar um comercial -- e aproveitar pra zueira de fazer um caminhão voar sobre um Formula 1 -- mas a turma do Guinness certificou que aquele foi o maior tempo que um caminhão permaneceu em voo, por conta própria, pela maior distância já registrada.
Postar um comentário