Neste momento, biólogos estão tentando explicar o tamanho deste "camarão" capturado na Florida. Ele tem 18 polegadas e foi registrado em vários ângulos, tornando-se mais do que uma simples "estória de pescador". O fato é que já se desconfia que não seja exatamente um camarão. Obviamente que mesmo que fosse um, não seria o tipo mais convencional. O mais provável é que este crustáceo seja um parente próximo dos camarões mais comuns (e bem menores), mas com tendência a se tornar um grandalhão. Seria uma Tamarutaca, ou "Camarão Mantis". Embora seja comum encontrar representantes da espécie com tamanho variando entre 1 e 2 centímetros, em um gênero específico os tamanhos atingem facilmente os 30 centímetros.
Mesmo assim, o pequeno monstrengo da Florida impressiona, pois seu tamanho é 50% superior à média dos Mantis mais corpulentos já vistos. Este aqui alcança aproximadamente 45 centímetros.
O que mais impressiona na espécie da qual este crustáceo faz parte é sua forma de atacar e defender-se. Habitando águas rasas em corais, este tipo se especializou em atingir suas vítimas com o impacto de suas patas frontais. Projetadas em uma hiper velocidade, o estrago que causam se assemelha ao de um projétil de arma de fogo. Como um tiro de calibre 22, pra ser mais exato, suas patas frontais destroçam qualquer outro animal que vagueie por sua zona de ataque.
E pelo tamanho do bicho, suas patas são capazes de um baita estrago. Os relatos são de que este grandalhão teve sorte. Os pescadores resolveram soltá-lo de volta à água após realizarem os registros fotográficos. E são estes registros que os biólogos analisam para tentar definir com exatidão a espécie do animal, ou mesmo o motivo de seu tamanho avantajado. Enquanto isso, alguns animais marinhos que se cuidem, pois um soco deste pequeno monstro tem o poder de esfacelar ossos com muita facilidade.
Veja abaixo, em uma animação, a forma como o bicho atinge uma espécie de caranguejo com seu "soco" visto em detalhes em câmera lenta. Este exemplar ai abaixo é bem menor do que o gigante capturado recentemente na Florida, e devolvido ao mar.
Postar um comentário