Existem vários serviços para atender a esta finalidade. Entre os que utilizo estão o batido 4Shared, o excelente Box e o próprio Ubuntu One. Mas existem outros famosos, como o Dropbox, que também são excelentes. Porém, eu queria mesmo era um com a facilidade e praticidade que os serviços da Google possuem. E ele foi lançado agora há pouco, finalmente depois de vários meses (alguns dizem já ter vários anos) de rumores sobre sua existência e sobre seu possível lançamento.
Até o momento em que o serviço entrou no ar, ninguém sabia ao certo se seria ou não lançado, pois diversos rumores a respeito de a Google estar desenvolvendo um serviço assim pairavam pela web há muito tempo. Mas na semana passada alguns blogs, seguidos de publicações em sites e portais, disseram ser praticamente certo que hoje, 24 de Abril, o serviço entraria no ar. E de fato, foi o que aconteceu.
Por volta das 13h40 de hoje o Google Drive entrou no ar, completando um pacote de aplicações e serviços da Google. Era o que faltava, um drive virtual para quem já usa os diversos serviços da empresa, como o Gmail, por exemplo. Qualquer pessoa com uma conta Google pode ativar seu drive virtual clicando aqui e começar a usar seus 5 Gigabytes de espaço livres (pense em um pendrive de 5 Gb que você nunca perderá. Pois é seu Google Drive). De quebra, o Gmail passou para 10 Gb disponíveis, como um presente extra que permite você não mais se preocupar com anexos nos seus e-mails.
Um print do serviço assim que foi ao ar nesta tarde. Meu primeiro contato com o aguardadíssimo Google Drive |
Aplicativos online gratuitos
Além de proporcionar armazenamento de arquivos online, num drive virtual que podemos acessar de qualquer lugar e dispositivo, ainda existem diversos aplicativos para o Google Chrome que podem ser incorporados ao Google Drive.
Um exemplo de aplicativos que você pode usar é o Pixlr, que é um editor de imagens com interface muito semelhante ao Photoshop e traz as funções mais bacanas do poderoso software de edição de fotos. Tudo isto através do Google Chrome, salvando seus trabalhos dentro do Google Drive. E gratuitamente.
Chrome Web Store, clicando aqui.
Além de programas como o Pixlr, também podemos usar uma versão do AutoCAD, oficial da Autodesk, que se integra com o Google Drive, como visto aqui:
AutoCAD rodando dentro do Google Chrome e integrado ao Google Drive. |
Sendo assim, se você tem uma conta no Google Docs, agora ela passou a ser seu Disco. E nele você terá mais do que documentos armazenados, mas qualquer arquivo que desejar. Muitos destes arquivos poerão ser editados online, sem a necessidade de serem baixados, alterados e substituídos. Basta abrir em aplicativos que rodam dentro do Google Chrome e trabalhar inteiramente na nuvem.
Compartilhamento
Uma característica bacana do drive virtual é permitir de maneira fácil o compartilhamento de arquivos. No caso do Google Drive, muitas características do Google Docs permanecem. E você pode desde publicar um arquivo na web, anexar em um e-mail e enviar diretamente (sem necessidade de esperar upload) ou até mesmo ceder acesso apenas a pessoas que possuam um link, como este que compartilho aqui e que direciona para uma de minhas pastas onde guardo apostilas e alguns PDFs
Depois voltarei ao assunto, postando inclusive algumas dicas de uso do Google Drive.
Postar um comentário