Ideia simples e genial. Com a instalação de um soquete para qualquer lâmpada convencional é possível estabelecer o controle das luzes de casa através de um smartphone. E não há a necessidade de estar em casa para acender e apagar as luzes, pois o recurso pode ser acessado através da internet.
O "soquete inteligente" é um equipamento intermediário que se integra à rede elétrica através do soquete convencional no teto, ou lustre, depois a lâmpada é conectada a ele. A instalação é bem simples, a configuração também não deve ser tão complicada. O equipamento faz uso de uma rede Wifi pra se conectar a um roteador doméstico. As
configurações, imagino, devem ser feitas através do recurso WPS, que permite fazer com que o soquete e o roteador se auto configurem, coisa que se faz num único toque de botão. Depois disso, através de um aplicativo em smartphones, os moradores podem acender luzes, controlar a iluminação da casa em qualquer local onde esteja.
Além do controle remoto para as luzes, o dispositivo ainda possibilita a configuração de perfis e é capaz de detectar as preferências dos moradores para ajustar a iluminação. Se as luzes sempre são desligadas em determinados horários, depois de um tempo sem desligamento elas podem ser apagadas automaticamente, pois o soquete entenderá que alguém esqueceu de fazer o desligamento. É possível pegar no sono sem preocupar-se com o desligamento das luzes, por exemplo.
Outro recurso que está integrado ao soquete inteligente é o básico detector de presença, para acendimento automático das luzes. Recurso também configurável que pode funcionar de várias formas diferentes, ou ser desativado pelo usuário caso não deseje este acendimento automatizado em algum cômodo da casa. Ou quais luzes devem acender e quais devem ficar desligadas em determinadas ocasiões. Luzes de baixa intensidade podem acender automaticamente com a presença de alguém na cozinha durante a madrugada (assaltando a geladeira), sem a necessidade de acender todas as luzes do cômodo, numa configuração feita pelo usuário. E os sensores de presença podem acender toda iluminação automaticamente se o horário assim permitir (dentro das configurações).
O soquete, chamado Emberlight, ainda não está a venda e infelizmente não há uma previsão por parte da empresa por trás do projeto de quando ele chegará ao mercado. Há uma promessa de que o pequeno equipamento terá um baixo custo -- lá fora -- e pelo jeito se tornará mais um item essencial em todos os ambientes em pouco tempo quando for lançado definitivamente.
Conheça o site do projeto: http://www.emberlight.co/
Home »
Emberlight
,
Energia
,
Lâmpada inteligente
,
Tecnologia
» Um Simples Soquete que Permite Ter Luzes Inteligentes em Casa
Um Simples Soquete que Permite Ter Luzes Inteligentes em Casa
Escrito por William Santos | terça-feira, 3 de junho de 2014 | 11:57
Marcadores:
Emberlight,
Energia,
Lâmpada inteligente,
Tecnologia
Postar um comentário