Com uma câmera capaz de capturar um trilhão de quadros no intervalo de apenas um segundo, cientistas do MIT -- Massachusetts Institute of Technology -- conseguiram capturar a passagem de um raio de luz por dentro de uma garrafa com água. A experiência permite ver a reprodução de um vídeo em câmera lenta do movimento da luz.
Com esta super câmera, os cientistas pretendem analisar melhor o comportamento da luz. Parece bobagem, mas isto pode influenciar o desenvolvimento de muitas tecnologias no futuro.
Além do mais, considere que a luz viaja a velocidades próximas de 300 mil quilômetros por segundo. Em um segundo, este raio de luz que atravessa a garrafa já teria atingido a distância de 300 mil quilômetros, isto dá uma ideia do quão lento é reproduzido o vídeo de aproximadamente 4 segundos (tempo suficiente para o raio de luz chegar a um milhão e duzentos mil quilômetros).
Se der uma pausa, o instante parado vai equivaler a imagem de um segundo dividido por um trilhão. Já imaginou isto? Só assim para conseguir capturar um raio de luz atravessando o espaço.
Um trilhão de momentos em somente um segundo
Escrito por William Santos | sábado, 18 de agosto de 2012 | 11:10
Marcadores:
Generalidades,
Tecnologia
Postar um comentário