Home » » Criançada, o circo está chegando

Criançada, o circo está chegando

Escrito por William Santos | segunda-feira, 9 de abril de 2012 | 17:41


Nunca vi uma campanha que se possa considerar decente em Bayeux. As que não se sobressaem, talvez poderiam figurar nesta categoria de campanhas decentes, mas elas ficam tão apagadas pelas presepadas circenses pelas de candidatos que mais esbanjam poder, que mal as enxergamos.

Na boa, nas últimas eleições não seria possível fazer muita comparação. A polarização estúpida reduziu as opções a não mais que dois candidatos. Outros dois, dominavam (quase) tudo. Eles apenas não tiveram êxito no domínio de algo próximo a 30% do eleitorado em Bayeux. Esta fatia simplesmente ignorou os dois grupos e, de alguma forma, não participou da última eleição. Na eleição anterior, o número era menor, tanto o de eleitores quanto o de eleitores não participantes (que anularam, votaram em branco, ou simplesmente não compareceram). O crescimento do eleitorado entre as duas eleições foi acompanhado do crescimento da rejeição aos grupos tradicionais aqui.

E essa rejeição foi além das eleições. Um outro fato que quase não se vê em análises, é que mesmo aqueles que geralmente votam em um dos lados, não fazem isto de forma confiante. Tanto é que, passadas as eleições, a taxa de rejeição do atual gestor ultrapassou os 80% em pesquisas feitas na cidade, como visto aqui e aqui.

Como um gestor despenca de forma tão brusca assim na opinião da população em tão pouco tempo? Ele havia vencido as eleições 3 anos antes. A explicação é a mesma que temos ao analisarmos o eleitorado potencial dos 'rivais' (de ocasião), como o Expedito. É comum escutarmos de quem assume que vota no Expedito que: "Na falta de em quem votar, voto nele mesmo. Mas não confio." É um apoio de eleitorado rendido. Claro sinal de falta de opções. No mais, todas as palhaçadas em período eleitoral movimenta uma torcida (cada vez menos animada) e acaba direcionando alguns eleitores a votarem neste eixo entre Domiciano, Jota e Expedito. E é isto o que importa, ofuscar a possibilidade de outros candidatos emergirem no cenário político e concentrar as atenções neles. Mas neste ano não será tão simples assim.

De qualquer forma, a coisa já começou. As baixarias estão saltando de todos os lados na web. De perfis falsos a vídeos engraçadinhos, na falta de debate político se inicia um vale tudo. E, de novo, o Expedito é o primeiro a tomar a torta na cara (de uma comédia pastelão). Vejam: Cai na rede vídeo que satiriza situação política de Expedito Pereira sobre "Ficha Limpa"

Lá no site (Portal Bayeux em Foco) fiz o seguinte comentário:

"A política e principalmente a campanha neste eixo Domiciano, Expedito, Jota, Sara, são feitas com muita palhaçada mesmo. Eles sempre promovem um circo em período eleitoral. Está dando frutos. Agora, antes mesmo da campanha iniciar, começam a aparecer vídeos, perfis falsos em redes sociais e todo o tipo de presepada de correligionários sacaneando uns aos outros.


A verdadeira campanha, aquela da qual poderemos extrair algo interessante e importante, vai ocorrer em debates, nas praças, entre candidatos que não se unam a este meio. Tenho grande confiança em gente como o Berg Lima, Gutemberg Cabral o próprio Vanildo (pq não?) que durante a pre campanha tem mostrado que não são apenas alternativas, mas são também pessoas decentes e maduras, capazes de dialogar com a população de forma respeitosa (tenho mantido um bom contato com o Berg Lima no Twitter, sujeito sempre disposto ao debate. Um pre candidato como nunca havia visto antes. Debate com absolutamente todos, dá atenção a todos que o contactam pelo micro blog.) e capazes de traçarem uma campanha respeitosa, como vemos entre o Gutemberg e Vanildo.


São senhores extremamente distantes desta cachorrada política-politiqueira que reduziu Bayeux a esta coisa lamentável que temos hoje. E é por isso que desta vez eu observo um cenário incomum e novo em Bayeux, onde o eleitorado tem opção, pode escolher. Não são só estes grupos cretinos, com suas campanhas sujas e babacas, na disputa. Temos a quem ouvir e com quem falar. Temos bons candidatos que estarão debatendo conosco durante o período da campanha. E somos 18 mil. Somos 30% do eleitorado. Esta será uma eleição diferente mesmo, eu não tenho nenhuma dúvida."
Compartilhe este post :

Postar um comentário

 
Copyright © 2014. williamVIPER - Direitos sobre o conteúdo
Serviço disponibilizado por Blogger